União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Novo SUV do Chevrolet Onix para 2026 será híbrido flex
Derivado do Onix, novo SUV de entrada da Chevrolet terá motor 1.0 turbo e sistema híbrido flex contra Fiat Pulse e Renault Kardian
Publicado em 17/07/2024 às 09h39
Foto Notícia
Projeções do designer Kleber Silva mostram novo SUV de entrada da Chevrolet (Kleber Silva/KDesign)
A General Motors já começou o desenvolvimento do seu futuro SUV de entrada no Brasil. O novo modelo – ainda sem nome – será feito em Gravataí, no Rio Grande do Sul, na fábrica que produz o Chevrolet Onix e o sedã Onix Plus. Para isso, a GM vai investir R$ 1,2 bilhão na planta como parte dos R$ 7 bilhões que serão aplicados no País até 2028.

No anúncio, a montadora não detalhou o novo carro. Entretanto, o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, falou ao Jornal do Carro pílulas sobre o futuro SUV. “Ele vem da plataforma GEM, que faz parte da família do Onix e Onix Plus. E vai complementar o portfólio da Tracker e da Montana, em um segmento onde hoje nós não estamos”, resumiu.

Ou seja, o novo modelo disputará vendas com Fiat Pulse e Renault Kardian. E com o futuro SUV de entrada da Volkswagen, que está em testes. Assim, o cronograma previsto é o seguinte: neste semestre, a GM prepara a fábrica de Gravataí para produzir os novos Onix e Onix Plus, que chegam logo no início de 2025; em seguida, faz a reestilização do Tracker para, então, iniciar o processo de finalização do novo modelo.

SUV do Chevrolet Onix será “mini Tracker”

O “Projeto Carbon”, revelado pelo Autos Segredos, terá a dianteira, a traseira e o interior diferentes dos da linha Onix. Por exemplo, o SUV terá capô mais alto e novos painel frontal e para-lamas, para ter um visual mais robusto. Já o desenho terá a nova identidade visual da marca, com os faróis divididos e as luzes diurnas de LEDs na parte superior.

A plataforma é a GEM, também usada por Montana e Tracker, que são feitos em São Caetano do Sul (SP). Mas a base do SUV será o monobloco do Onix hatch, com estampagem diferente de portas para distanciar os modelos. Por fim, a arquitetura terá eletrificação. Ainda não há detalhes técnicos do sistema, porém o novo SUV virá com tecnologia híbrida flex.

Por dentro, forrações e painéis serão exclusivos do novo modelo, que também contará com o quadro de instrumentos digital integrado ao multimídia. Nas dimensões, o SUV manterá as medidas do hatch, com 1,73 metros de largura e entre-eixos de 2,55 metros. Entretanto, a altura será maior, por conta da suspensão, assim como o comprimento.

Novo Tracker vai estrear sistema híbrido da GM

O novo SUV de entrada ficará, portanto, abaixo do Tracker na gama. O que leva a crer que o modelo terá preços na mesma faixa dos rivais Pulse e Kardian, entre R$ 110 mil e R$ 130 mil. Para isso, o futuro carro terá o mesmo conjunto mecânico da linha Onix. Ou seja, motor 1.0 turboflex, que gera 116 cv de potência e 16,3 mkgf de torque máximo com gasolina – ou 16,8 mkgf com etanol.

Mas, com os novos limites de emissões (Proconve L8) que entrarão em vigor em 2025, o motor 1.0 ganhará atualização. E deve ganhar sistema de injeção direta de gasolina, bem como a tecnologia híbrida. Assim, Onix e Onix Plus ganharão reestilização em 2025 já com as mudanças mecânicas. E a tecnologia híbrida deve estrear com o novo Tracker dentro de um ano.
Diogo de Oliveira
Fonte: Jornal do Carro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas