União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Diálogo G20: financiamento da transição energética entre países é foco de debate em Brasília
Publicado em 29/08/2024 às 08h28
Foto Notícia
Tema faz parte das três prioridades apresentadas pelo Brasil dentro do GT de Transições Energéticas do G20, coordenado pelo MME
Foto: Tauan Alencar/MME
Os desafios relacionados aos financiamentos da transição energética entre países foram destaques nos debates realizados, nesta quarta-feira (28/08), na edição de Brasília do evento “Diálogo G20 – Transições Energéticas”, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, moderou o painel sobre o tema e destacou a grande distância que existe ainda entre financiamento e investimento quando se compara os países em desenvolvimento com os desenvolvidos.

“Essa discussão visa exatamente buscar como é que nós podemos superar essa, essa distância. Porque, afinal de contas, o aquecimento global é um problema de todos. Esse pouco investimento e de financiamento na transição energética é ruim para todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento”, pontuou o secretário Barral durante o painel.

Para o secretário, a discussão colocada nos debates desta quarta-feira é muito importante democratizar o debate com o setor privado e que o Brasil tem fortalecido isso com os países no âmbito do G20. “Os diálogos promovidos no âmbito do G20 ampliam essas possibilidades e conseguimos aproveitar mais esse momento de liderança do Brasil no G20 para disseminar essa discussão de nível político para um nível mais amplo”, finalizou.

Entre os debatedores estiveram presente a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança do Clima do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa, a ceo da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, ceo da Catavento, Clarissa Lins, e a presidente da Abiogás, Renata Isfer.

Diálogo G20

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou na manhã desta quarta-feira (28/8), em Brasília, da abertura do evento “Diálogo G20 - Transições Energéticas”. O evento, realizado pelo MME com o apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e de Itaipu Binacional, faz parte de uma série de encontros preparatórios para a Reunião Ministerial do GT de Transições Energéticas do G20, que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) em outubro deste ano.

O principal objetivo é engajar a sociedade brasileira nas discussões das três prioridades principais do Brasil, durante a presidência do G20, dentro do tema da transição energética. São elas: acesso ao financiamento para a transição energética - com foco principalmente nos países em desenvolvimento e economias emergentes -, a dimensão social da transição energética, para que ela seja justa e inclusiva, e a importância de uma abordagem integrada para os combustíveis sustentáveis. Além da capital federal, os seminários regionais do “Diálogo G20 – Transições Energéticas” também foram realizados no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Ministério de Minas e Energia
Fonte: Gov.br
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas