União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

ONS: afluência do Sudeste/Centro-Oeste se mantém abaixo da média histórica em setembro
No período, nenhuma região do Brasil terá precipitação superior a 50% da MLT
Publicado em 09/09/2024 às 11h21
Foto Notícia
O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a semana operativa entre os dias 7 e 13 de setembro apresenta projeções abaixo de 50% da Média de Longo Termo (MLT) para a Energia Natural Afluente (ENA) em todos os subsistemas. O Sudeste/Centro-Oeste, região que concentra 70% dos reservatórios de maior interesse do Sistema Interligado Nacional (SIN), deve registrar, ao final do mês, 49% da MLT. Se confirmado, o indicador será o mais baixo para o mês em toda a série histórica de 94 anos. Para as demais regiões, os percentuais esperados são: 49% da MLT no Norte, também o menor do histórico para este submercado; 43% da MLT no Nordeste; e 36% da MLT no Sul.

A afluência abaixo da média vem sendo um ponto de atenção desde dezembro de 2023. Porém, cabe ressaltar que o Sistema Interligado Nacional (SIN) dispõe de recursos suficientes para atender as demandas de carga e potência da sociedade.

Os cenários prospectivos apontam para avanço na demanda da carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) e em três subsistemas. A revisão mais recente mostra uma expansão do SIN acima do prevista na semana anterior, com crescimento de 1,5% (78.367 MWmed). A região Norte deve registrar o aumento mais expressivo: 6,3% (8.179 MWmed). Os demais submercados têm as seguintes estimativas: o Nordeste, com 4% (13.155 MWmed), Sul com 3,7% (13.102 MWmed). O Sudeste/Centro-Oeste é o único com possibilidade de queda na demanda de carga: 0,7% (43.931 MWmed). Os percentuais comparam os resultados para o final de setembro de 2024, ante o mesmo período do ano passado.

As perspectivas para a Energia Armazenada (EAR) em 30 de setembro são de que dois subsistemas estejam com patamares superiores a 50%: o Norte (74,6%) e o Nordeste (50,7%). Os percentuais do mesmo indicador estimados para o Sudeste/Centro-Oeste e para o Sul são de 47,4% e 43,9%, respectivamente. Os níveis dos reservatórios estão dentro do esperado para o período tipicamente seco.

O Custo Marginal de Operação (CMO) é o mesmo em todas as regiões: R$ 346,13.
Fonte: ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas