União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Chuva forte chega ao Nordeste nesta quarta-feira; veja onde mais chove
Maiores acumulados estão reservados para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
Publicado em 27/03/2024 às 08h05
Foto Notícia
A quarta-feira (27/3) será marcada pela chegada da chuva forte no Nordeste. A tendência é que já na madrugada, o leste do Rio Grande do Norte, o leste da Paraíba e o litoral de Pernambuco e as capitais dos três estados tenham céu nublado e um dia inteiro chuvoso.

Segundo a Climatempo, há risco para grandes acumulados. "Não se descarta que algumas localidades, principalmente da costa leste do Rio Grande do Norte, possam registrar volumes em torno de 100 milímetros em 24 horas".

Já no restante do Nordeste, são previstas pancadas de chuva no centro-norte e leste da região com acumulados acima de 70 milímetros.

Essas condições serão favoráveis ao manejo e desenvolvimento das lavouras, exceto em parte da Bahia onde não deve chover, informa o boletim agroclimático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

Na região Norte, a chuva forte também predomina em vários estados. O volume de chuva até o fim da semana pode ser maior que 80 milímetros no Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá.

No Centro-Oeste, a chuva será regular sem impactos significativos na colheita da primeira safra. No Mato Grosso e em Goiás, os volumes passarão de 80 milímetros e serão positivos para o manejo e desenvolvimento dos cultivos de segunda safra.

Por outro lado, no Mato Grosso do Sul a chuva será irregular e não passa dos 40 milímetros. Isso mantém a restrição hídrica em grande parte do estado.

No Sudeste, a chuva diminui de volume e intensidade, mas ainda assim esperam-se pancadas isoladas no noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas, deve chover de maneira isolada.

No geral, as condições serão benéficas para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra. Segundo o boletim, apenas em parte de São Paulo a falta de chuva pode restringir o desenvolvimento de algumas lavouras.

No Sul o tempo segue quente e seco até pelo menos sexta-feira (29/3). Somente no fim de semana a chuva retorna ao Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Com isso, as lavouras seguem com boas condições de desenvolvimento pelos próximos dias. Em parte do Paraná, poderá haver restrição hídrica por conta da falta de chuva, principalmente no norte do estado.
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas