União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Colaboradoras da Estiva participam do 13º Encontro Cana Substantivo Feminino
Publicado em 26/03/2025 às 14h02
Foto Notícia
O dia 20 de março ficará marcado na memória de Marta Regina Lourençon, Técnica de Enfermagem do Trabalho, e Lucimara Rosa Teixeira de Godoy, Operadora de Fabricação de Açúcar. Olhares atentos e um brilho no olhar enquanto viam e ouviam, impressionadas, tudo o que estava acontecendo no evento ao longo do dia.

Elas participaram do 13º Encontro Cana Substantivo Feminino, realizado no Instituto Agronômico da Cana (IAC), em Ribeirão Preto, o evento reuniu mais de 600 mulheres, com a participação de diversas autoridades do setor que, entre outros temas, debateram práticas e tecnologias que contribuem para o agronegócio, além de expositores e outras atrações.

Para Marta, foi uma experiência maravilhosa, com muitas surpresas e conhecimento. “Aprendemos tantas coisas diferentes do nosso dia a dia, com mulheres experientes em suas áreas e muita sabedoria”, descreve ela.

Lucimara conta que tudo foi novo e emocionante. “Amei cada detalhe, me senti empoderada e especial, como as mulheres que foram ao palco falar sobre tantos assuntos”, conta. As duas ouviram atentamente todas as palestras, debates e depoimentos. Também se encantaram com os expositores que trouxeram novas tecnologias, avanços para o campo e para a indústria.

O dia terminou com Marta e Lucimara recebendo uma justa homenagem por suas trajetórias no setor sucroenergético. Elas estão entre as mulheres que tiveram suas histórias retratadas na segunda edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, da jornalista Luciana Paiva, editora do canal de notícias Cana Online.

O livro retrata as histórias de superação e de crescimento pessoal e profissional destas mulheres que têm uma trajetória vitoriosa, com desafios superados e muita resiliência. “Ver minha história no livro foi um momento maravilhoso, mexe com a gente, faz lembrar do início, trabalhando muito, estudando e tendo novas oportunidades”, diz Marta que está na Usina Estiva há 30 anos.

Ela conta que seu trabalho na Assistência Social é mais leve do que a faxina que fazia nos primeiros anos, de grande responsabilidade, sempre exercido com muito amor. “Amo o que faço e quero continuar me dedicando sempre mais”, afirmou Marta.

Lucimara chegou à Estiva há 12 anos, no plantio de cana. Passou para a Zeladoria, como faxineira, e soube aproveitar nova oportunidade quando surgiu. “Meu supervisor à época me disse que havia uma vaga na Fábrica de Açúcar e eu me candidatei. Sempre fui bem acolhida por todos e sou grata a Deus e à Usina Estiva”, disse ela.

A participação no livro, segundo Lucimara, foi algo inacreditável. “Nunca imaginei viver esta experiência; ver esta página me dá uma felicidade enorme”, conta ela, cheia de planos para o futuro. “Tenho muitos sonhos e espero conquistar todos eles, quero ir além”, afirmou.

Lucimara e Marta estavam acompanhadas da Auxiliar Administrativo, Débora Aquilino da Silva, e da jornalista Gislaine Sampaio.

O grupo saiu do evento totalmente encantando, reconhecendo que a afirmação de que as mulheres são competentes e dedicadas em qualquer papel que desejem desempenhar é verdadeira.
Fonte: Usina São José da Estiva
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas