União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Uisa leva sustentabilidade para cadeia produtiva em programa voltado aos fornecedores de cana-de-açúcar
Publicado em 28/03/2025 às 09h04
Foto Notícia
Programa realiza auditorias para melhorar o nível de produtividade, de excelência operacional e ambiental para os produtores
Acelerar a sustentabilidade na cadeia produtiva. Esse é o principal objetivo do Programa “Nossa Cana”, que reuniu nesta quarta-feira (26), na sede Administrativa da Uisa, mais de 60 pessoas para compartilhar os resultados alcançados em auditorias realizadas nas propriedades de seus fornecedores de cana-de-açúcar.

Durante o evento, Luiz Machado, coordenador de Sustentabilidade da Uisa, mediou o painel “Histórias que cultivam”, que contou com a participação de Caetano Grossi, gerente de Sustentabilidade da Uisa e a fornecedora de cana-de-açúcar, Patrícia Nodari. Grossi também apresentou os resultados alcançados pelos produtores durante a safra 2024/25, que mostrou uma evolução de 10% na nota de desempenho dos fornecedores, em relação ao ano-safra 2023/24.

Segundo o gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Grossi, o programa “Nossa Cana” é essencial porque viabiliza a implementação de boas práticas agrícolas e ambientais. “Nós podemos, através das auditorias, melhorar o nível de produtividade, de excelência operacional e ambiental para os produtores. Com esses indicadores que são repassados pelos fornecedores, conseguimos melhorar a nossa nota de eficiência energética ambiental junto ao programa Renovabio. É uma via de mão dupla, a uisa ganha e, também, os produtores vão ganhar mais com esse programa”, relata o gerente da biorrefinaria.

Como resultado das práticas realizadas pelos fornecedores, a companhia reconheceu  aqueles que mais se destacaram na adesão de medidas que beneficiam não somente a produção de cana-de-açúcar, mas toda a cadeia produtiva.

“O grande objetivo que ficou constatado aqui hoje, dos números positivos alcançados, a gente nota que o pessoal está imbuído a fazer o melhor e atingir a necessidade, o tão necessário para a nossa empresa”, conta o gerente de Originação de Matérias-Primas e de Relacionamento com Fornecedores da Uisa, Sérgio Ygula.

O Programa Nossa Cana é uma iniciativa que integra o eixo “Nossa Atmosfera”, que faz parte da Jornada de Sustentabilidade da companhia. Por meio de uma parceria firmada com a Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai, a Assovale, é viabilizado o controle das práticas sustentáveis nas propriedades. Nas auditorias, são avaliados critérios como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Direitos Humanos e Trabalhistas, Controle de Resíduos, dentre outros. Os fornecedores também recebem dicas, orientações e incentivos para que possam adotar práticas que agreguem valor, sobretudo, para o meio ambiente.

“O programa “Nossa Cana”, estamos com vocês desde o início, ele veio para acelerar a sustentabilidade no cultivo da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Na conservação, nas boas práticas, na sustentabilidade, no meio ambiente. No cuidar do dia a dia, seja na lavoura, seja na sede onde a gente tem os barracões de mecânica, de lava-a-jato. Então, nós temos que ter essas boas prática em nosso dia a dia”, conta Patrícia Nodari, fornecedora de cana-de-açúcar.

Com o início da Safra 2025/26, a partir de abril, a companhia se prepara para mais um ciclo de auditorias, com um planejamento rigoroso que será acompanhado pela equipe de Sustentabilidade e de Originação da biorrefinaria. “A expectativa para essa safra é que possamos aumentar o volume de cana elegível no programa e, também, melhorar o desempenho dos fornecedores através dos dados primários, que são aqueles dados que são coletados nas propriedades, indicadores como consume de diesel, consumo de energia, consumo de defensivos e de herbicida”, explica Grossi.
Fonte: uisa
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas