Comercialização de soja de Mato Grosso avança para 71,5% do total, diz Imea  

10/04/2018 - A comercialização de soja da safra 2017/18 de Mato Grosso, maior produtor nacional, avançou para 71,47 por cento das 31,79 milhões de toneladas projetadas, em meio a preços mais altos pagos aos agricultores, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O índice representa um aumento de 9,85 pontos percentuais em um mês.

"A melhora nas cotações de soja no mês de março continuou impulsionando a comercialização da oleaginosa no Estado... Neste momento, após um atraso ao longo dos últimos meses, a evolução das negociações se recupera e fica 8,17 pontos percentuais à frente à do mesmo período para a safra 16/17...", afirmou o Imea em nota.

O avanço nos negócios é registrado após notícias recentes sobre o agravamento da tensão comercial entre China e EUA, que tende a beneficiar o Brasil em função do anúncio de tarifas chinesas para a soja norte-americana.

"Caso estas sanções sejam impostas de fato, isso pode trazer grandes modificações tanto nas exportações do país quanto no cenário mundial, visto que os Estados Unidos figuram como segundo maior fornecedor mundial de soja. Estas incertezas vêm gerando instabilidades no mercado... deixando os produtores na expectativa de qual será o `desfecho´ deste cenário", comentou o Imea.


Milho

A comercialização da safra de milho 2017/18 também avançou, disse o Imea em boletim.

As vendas alcançaram cerca de 44 por cento do total de 25,9 milhões de toneladas estimadas para a temporada, avançando 6,2 pontos percentuais durante o mês.

09/04/18
Roberto Samora
Fonte: Reuters
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Imprimir