Tempo: Semana começa com alerta de chuvas intensas nesta 2ª feira em áreas do Centro-Oeste do Brasil  

16/04/2018 - A semana começa com previsão de chuvas intensas sobre a região Centro-Oeste e parte da região Norte, segundo mostram alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As precipitações devem elevar ainda mais os níveis de umidade no solo, beneficiando o desenvolvimento da segunda safra.

Segundo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h). Apesar dos altos volumes, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Climatempo ressalta que as chuvas recentes têm beneficiado as lavouras da segunda safra de milho, feijão e as hortaliças, especialmente, nos estados de Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais. Por outro lado, as precipitações no Norte impactam a finalização da colheita da primeira safra, já com percentual grãos ardidos.

Em entrevista na semana passada ao Notícias Agrícolas, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, que a região central do país receberia instabilidades no final de semana, com possibilidade de chuvas, com a influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

As chuvas previstas para o final de semana sobre áreas da região Sudeste e Sul, no entanto, foram isoladas, segundo mostram dados de precipitação acumulada do Inmet nas últimas 24 horas.

Modelos meteorológicos estendidos, segundo Almeida, mostram a persistência das chuvas na faixa norte do país pelo até o dia 21. Após essa data, as chuvas devem ficar mais escassas na porção central do país, mas se concentram na região Sul até o dia 29.

Ainda nesta segunda-feira (16), são esperados altos acumulados em áreas de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de chuvas intensas também em localidades de Rondônia e declínio de temperatura Em Minas Gerais e São Paulo.

Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Imprimir