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Portos do Paran discutem melhorias no transporte ferrovirio  

05/02/2019 - Representantes da Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina (Appa) e da Rumo, empresa que administra o modal ferrovirio que passa por Paranagu, tm se reunindo para discutir a reduo da passagem do trem para a comunidade do municpio. O objetivo definir aes que podem ser adotadas para solucionar problemas no trnsito, em especial nos cruzamentos da ferrovia com as avenidas Roque Vernalha, Coronel Jos Lobo e Ayrton Senna da Silva.

"A inteno reduzir os impactos para os moradores e trabalhadores da regio. Sabemos que uma questo complexa, que no ser resolvida do dia para noite, nem de forma unilateral. Mas estamos engajados em buscar alternativas", explicou o diretor-presidente da Appa, Luiz Fernando Garcia.

De acordo com ele, no possvel delimitar horrios ou mudar o trajeto do trem at os terminais, mas a Appa estudar junto com a Rumo solues que permitam que as manobras sejam feitas sem paralisar o trnsito de veculos.

CAPACIDADE - Outra preocupao aumentar a capacidade de transporte por ferrovia. A utilizao de trens para movimentao de cargas no Porto de Paranagu aumentou 20% nos ltimos quatro anos. Em 2018, cerca de 10 milhes de toneladas de produtos entraram ou saram do terminal paranaense por trilhos.

A Rumo j possui um projeto de melhoria no traado da Serra do Mar que permitir o uso de locomotivas mais potentes e vages maiores. Na descida para Paranagu, a curva na sada da Ponte So Joo j est em obras e ser menos acentuada.

Segundo a empresa, as locomotivas sero substitudas por modelos ES, mais modernas e com maior capacidade de trao na subida. "As locomotivas usadas hoje tm, em mdia, 35 anos. As novas conseguem carregar mais vages, tm mais aderncia, melhor frenagem e acelerao. Alm disso, so mais sustentveis e emitem 60% menos gases", destaca o diretor institucional da Rumo, Guilherme Penin.

A troca dos vages que faro o transporte de gros tambm est no plano de expanso. A previso dobrar a capacidade de transporte por vago e, com isso, aumentar o volume transportado por trem para at 8 mil toneladas.

EFICINCIA - Atualmente, Paranagu conta com 70 quilmetros de linhas frreas, 7,5 deles instalados no Corredor de Exportao do Porto. A integrao entre porto e ferrovia fundamental para garantir competitividade e eficincia nas operaes, j que os trens oferecem regularidade no fluxo operacional e segurana no transporte.

De acordo com o diretor de Operaes da Appa, Luiz Teixeira Jnior, a capacidade para descarga frrea no Porto de Paranagu de 32 milhes de toneladas/ano, o que equivale a 1.785 vages por dia.

Hoje, um nico vago consegue transportar 45 toneladas de produtos, ou seja, cinco toneladas a mais do que um caminho. Para se ter ideia de como essa capacidade tem impacto direto no trfego nas rodovias preciso considerar que, para carregar um navio, so necessrios 1,5 mil vages, enquanto a mesma quantidade de carga necessitaria 1,8 mil caminhes para o transporte.

CARGAS - Entre os principais produtos movimentados em Paranagu, transportados por ferrovia, destacam-se o acar (80%), milho (35%), soja (28%) e farelos (18%), alm de contineres (12%), leos vegetais (4%) e fertilizantes (2%).

Para a descarga de gros via ferrovia, o Corredor de Exportao do Porto de Paranagu e o Silo Pblico contam com duas moegas - equipamentos para recepo e destinao dos produtos. J o Terminal de Contineres de Paranagu (TCP) lder no mercado brasileiro no modal. O terminal o nico do pas com conexo ferroviria direta e 15% da carga movimentada, cerca de 6 mil contineres/ms, chegam pela ferrovia.

Fonte: APPA
Texto extrado do portal Notcias Agrcolas
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