Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Perguntas e Respostas sobre Biodiesel
Publicado em 06/02/2006 às 00h00

O que é biodiesel? É um composto feito a partir de gordura vegetal ou animal, que pode ser usado para alimentar motores a diesel.


Qual a base do combustível? Pode-se usar óleos extraídos de soja, semente de girassol, dendê, castanha, buriti e mamona, entre outros vegetais. Há até pesquisas para o aproveitamento de matérias-primas hoje desperdiçadas, como gordura animal, obtida em matadouros, e óleo vegetal já usado em frituras.


Como é produzido o combustível? O óleo cru é e misturado ao álcool anidro (sem água, como é usado nos carros de passeio) ou metanol. Por meio de uma reação química se forma o biodiesel.


O biodiesel é usado puro? Não. Ele é misturado ao óleo diesel derivado de petróleo. Por enquanto, a mistura é opcional, mas será obrigatória no futuro. A partir de janeiro de 2008, todo o diesel comercializado no Brasil deverá conter 2% de biodiesel. O percentual sobe para 5% em 2013.


Quais as vantagens do combustível? Além de mais limpo, o biodiesel pode gerar empregos no campo e diminuir a dependência de petróleo.


Quais os inconvenientes do combustível? O inconveniente maior é o ressecamento das mangueiras de combustível. Em contrapartida, há economia na troca de filtros, já que o biodiesel não forma tanta borra quanto o diesel comum.


Quanto custará ao consumidor? Como a produção do biodiesel ainda é pequena, seu custo é alto. Para ter o mesmo preço do diesel normal, precisará de incentivos governamentais.

Qualquer veículo pode usar o biodiesel? Não, apenas veículos com motor a diesel. No Brasil de hoje, são caminhões, ônibus, picapes utilitários e jipes.


Há diferença de desempenho nesses veículos? Com uma mistura de 5% de biodiesel, é praticamente impossível notar as diferenças de desempenho do motor em relação ao diesel puro.

O biodiesel é menos poluente? Sim, ele reduz as emissões de gás carbônico e de enxofre.


Algum país já usa o combustível? Sim, a Alemanha e a França já usam.
Fonte: O Globo
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas