União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Calor emitido pelo álcool é absorvido pela cana
Publicado em 10/09/2007 às 00h00
O álcool combustível contribui para a redução do efeito estufa. Quando se queima um combustível fóssil, libera-se uma quantidade de calor gerado na combustão e coloca-se no meio ambiente mais gás carbônico (CO2) que a natureza não consegue reabsorver, seja na forma de fotossíntese das plantas, pelas águas marinhas ou pela fixação na forma inorgânica. Como a natureza não consegue absorver o gás carbônico na mesma taxa em que é produzido, gera-se aí uma quantidade de calor que fica distribuída no ambiente, promovendo então o aquecimento do planeta, fenômeno conhecido como efeito estufa.



No caso de um combustível renovável, como o álcool, o calor liberado é absorvido pela nova cana que será formada e o efeito se anula, não havendo saldo de calor disponível para aquecer o ambiente. Em verdade o saldo é negativo, pois a cana absorve muito mais gás carbônico devido a formação de grande quantidade de raízes que ficam no solo, mesmo depois da planta cortada, formando matéria orgânica, de degradação lenta.



A combustão do álcool é limpa, pois sua molécula é muito simples, com apenas dois carbonos, que é facilmente "desintegrável" e "ávida" por oxigênio, resultando muito pouco "resíduo" não queimado (que causam prejuízo ao ser humano). A gasolina, por sua vez, é uma mistura de uma série de componentes com moléculas muito mais complexas, variando de 5 a 12 carbonos, cuja "dificuldade" de queimar é muito maior que o álcool, resultando em uma série de compostos que não foram queimados totalmente (monóxido de carbono, hidrocarbonetos, etc). Por ser um combustível não renovável e pela quantidade de compostos nocivos que se formam na sua combustão, a gasolina gera muito mais poluição do que o álcool.
Fonte:Trecho de um texto do Eng. Quím. Florenal Zarpelon, publicado no informativo mensal da Alcopar
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas