União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

ANP consulta agentes econômicos sobre regras do novo mercado de gás
Publicado em 19/10/2020 às 08h19
Foto Notícia
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai ouvir o mercado em consulta pública, por 45 dias, para colher opiniões sobre a resolução que pretende lançar para tratar da independência e autonomia dos transportadores de gás natural. A audiência pública está marcada para 26 de janeiro do ano que vem e acontecerá por videoconferência.

Segundo a agência, "a proposta está em linha com o programa novo mercado de gás e representa uma das principais medidas para a abertura do mercado de gás", como afirmou em comunicado. O órgão regulador diz ainda que essa é a primeira de uma série de novas resoluções e revisões de normas existentes previstas na agenda regulatória deste e do próximo ano.

Entre as propostas incluídas na minuta está a separação completa de propriedade entre os transportadores e agentes que atuam em atividades potencialmente concorrenciais da indústria do gás natural, no caso de novos investimentos.

Também está prevista a aplicação da certificação de independência dos transportadores, que podem optar pelos seguintes modelos de independência: separação completa de propriedade ou de operador independente do sistema de transporte de gás natural.

Os transportadores atualmente em operação deverão escolher o modelo de independência de sua preferência e encaminhar suas propostas para avaliação da ANP dentro do prazo previsto na norma.
16/10/2020
Fonte: Broadcast
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas