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Diversas

Toyota planeja aumentar as vendas em 20% no Brasil neste ano
Publicado em 09/02/2022 às 09h18
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A Toyota anunciou nesta terça-feira (8) a meta de aumentar as vendas em 20% no Brasil neste ano. O percentual está bem acima das previsões do setor para toda a indústria. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê 8,5% de expansão do mercado em 2022.

Caso a meta seja alcançada, a montadora japonesa terá chance de expandir participação no mercado brasileiro. No ano passado, a empresa ficou em quinto lugar, com 8,76% de participação nas vendas de automóveis e comerciais leves, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), com base nos dados de licenciamento oficiais.

Já no ano passado, com o lançamento de novos produtos, a Toyota conseguiu avançar. Vendeu 175 mil veículos, um incremento de 26% na comparação com 2020. No mesmo ano, o mercado brasileiro de veículos avançou 3%.

"O ano de 2021 se mostrou mais desafiador do que nossos prognósticos", destacou o presidente da empresa no Brasil, Rafael Chang, em nota divulgada hoje.

Segundo ele, um dos grandes desafios, em 2021, foi gerenciar os efeitos globais da falta de componentes. Mesmo assim, a Toyota encerrou o ano com produção de quase 172 mil unidades nas duas fábricas de automóveis, em Sorocaba e Indaiatuba (SP). Isso representou crescimento de 48% na comparação com 2020. Na mesma base de comparação a produção total de veículos no Brasil aumento 11,6%.

No seu comunicado, Chang voltou a destacar a necessidade de o Brasil ser um país mais competitivo, um tema que ele tem abordado há algum tempo.

"A Toyota reafirma seu compromisso de seguir buscando o diálogo e propostas para uma agenda de competitividade para o Brasil que traga mais previsibilidade e corrija distorções tributárias", afirmou o executivo."Está cada vez mais claro que temos que buscar uma agenda sustentável de competitividade para o Brasil, que favoreça um ambiente justo de competição para toda a indústria", completou.

Com a produção concentrada no Estado de São Paulo, a Toyota tem se posicionado contra a continuidade de incentivos fiscais para montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste, como é o caso de Stellantis e os grupos Caoa e Mitsubishi.

A Toyota é a única montadora, por enquanto, que produz, no Brasil, modelos híbridos (carros com dois motores -- um a combustão alimenta outro, elétrico). Foi também a primeira a lançar híbridos que podem ser abastecidos com etanol. Com quase 20 mil veículos vendidos (56,5% de participação no mercado de híbridos e elétricos), a montadora foi líder desse segmento em 2021.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
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