União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Colheita da soja atinge 3% no RS. Saiba mais sobre a situação das lavouras
Trabalhos em campo estão na média dos últimos cinco anos para o estado
Publicado em 04/03/2022 às 08h14
Foto Notícia
A colheita da soja atinge 3% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, era 1%. Em igual momento do ano passado, a o trabalho de retirada da oleaginosa do solo ainda não havia iniciado. A média dos últimos cinco anos para o período é de 3%.

As chuvas ocorridas entre os dias 21 e 25 de fevereiro repuseram parcialmente a umidade e beneficiaram as lavouras em estádios fenológicos de floração (18%) e formação de grãos (56%), fases de alta demanda de água pela cultura. Nas localidades onde as precipitações foram em menor volume, as lavouras ainda continuaram apresentando queda de folhas, amarelecimento geral das plantas e baixo número de vagens e grãos.

As lavouras em maturação representam 20% da área cultivada, e não apresentaram sinais de recuperação e têm perda na produtividade consolidada. As lavouras em final de maturação estão sendo dessecadas para uniformizar a umidade dos grãos, mas apesar da estratégia, apresentam vagens e grãos em diferentes tamanhos, dificultando a colheita. A produtividade nesses cultivares precoces é muito baixa e variável, dependendo das condições do tempo e solos de implantação.
Fonte: Agência Safras
Texto publicado no Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas