União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Produtor, veja o que esperar do mercado de soja nesta semana
Clima nos EUA, demanda na China e colheita no Brasil são alguns dos fatores para se manter atento
Publicado em 02/05/2022 às 09h27
Foto Notícia
Acompanhe abaixo os fatos que deverão merecer a atenção do mercado de soja na semana que vem. As dicas são do analista de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque:

-- O mercado da soja permanece dividindo atenções entre o clima para o avanço do plantio e desenvolvimento inicial da nova safra norte-americana, trabalhos de colheita na América do Sul e movimentos da demanda chinesa no mercado internacional. A guerra entre Rússia e Ucrânia e a situação da Covid-19 na China fecham o quadro de fatores.

-- Os trabalhos de plantio da nova safra norte-americana de soja avançam no cinturão produtor em um ritmo inicial abaixo da média para esta época. Apesar disso, ainda é cedo para qualquer preocupação relacionada a possíveis atrasos na semeadura. Lembramos que a janela para o plantio de soja é mais
ampla que a janela para o milho, o que abre a possibilidade de transferências de área do cereal para a soja. Nesse sentido, o mercado já enxerga a possibilidade de isso acontecer, visto que os trabalhos do milho se encontram mais atrasados que os trabalhos da soja. Se o atraso no milho não for contornado nas próximas semanas, Chicago pode sentir uma pressão negativa de uma possível área de soja ainda maior.

-- Os mapas de previsões apontam para um clima mais úmido sobre a maior parte do cinturão produtor norte-americano nos próximos dias, o que pode impedir um melhor avanço das máquinas. Apesar disso, a umidade é bem-vinda para a germinação adequada das lavouras já semeadas. O mercado climático começa a ganhar força.

-- No Brasil, os trabalhos de colheita avançam para a reta final, com atrasos acumulados no Rio Grande do Sul. Na Argentina, os trabalhos evoluem em ritmo satisfatório e sem grandes problemas. A safra sul-americana se aproxima de sua consolidação. Não esperamos por grandes mudanças nos números, embora a safra do RS ainda possa sofrer alguns ajustes.

-- Novas compras de soja dos EUA por parte da China continuam trazendo sustentação para os contratos mais curtos em Chicago. A demanda aquecida deve continuar nas próximas semanas. Apesar disso, é importante acompanharmos de perto as notícias sobre a expansão dos lockdowns na China, visto que isso pode trazer problemas logísticos que impeçam novas compras.
Fonte: Agência SAFRAS
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas