União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Líder eficiente - líder com poder x líder com autoridade - Por Renato Fazzolari
Qual o modelo mais eficiente de liderança: o exercido com poder ou com autoridade?
Publicado em 24/10/2022 às 09h23
Foto Notícia
Nesta DICA comentaremos sobre as características, diferenças e os resultados que se obtém entre a liderança através do poder e a liderança através da autoridade.

O PODER é a faculdade de FORÇAR ou COAGIR alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.

Exercer liderança por PODER é colocar em prática mecanismos odiosos, do tipo, "Faça ou eu te mando embora"; "Se você não fizer você vai ter que arcar com as consequências"; "Ou faz, ou apanha". Enfim é uma imposição que ninguém gosta.

Esse tipo de liderança necessitará de condições propícias e indesejáveis, para se atingir os resultados esperados.

O Poder compra o comportamento das pessoas, nunca a alma, pelo contrário, provoca reações de insatisfação; e assim que puderem deixarão de se submeter a essa liderança.

Esse tipo de Líder desmotiva e cria um clima insuportável. Para que os resultados possam acontecer, é sempre necessária a sua presença física, pois quando se ausentam, as pessoas em geral fazem corpo mole, e o desejo dos comandados é que os resultados sejam ruins. Neste modelo, jamais haverá envolvimento ou comprometimento.

Como se pode perceber, para uma empresa esse é o pior tipo de liderança que pode existir.

Por outro lado, temos a Liderança por AUTORIDADE. (*É importante mencionar que "autoridade" deve ser entendida como autoridade adquirida através de competência, habilidade de relacionamento, maturidade, conhecimento técnico, dentre outras boas virtudes).

A AUTORIDADE é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que se pretende, por causa da influência pessoal.

Exercer liderança por Autoridade é colocar em prática a força do AMOR, é conseguir com que as pessoas façam o que for necessário ser feito com prazer, e quando fazem por prazer irão procurar fazer bem feito e com a maior pré-disposição possível. Executarão suas tarefas envolvidas, comprometidas, participativas e motivadas. As pessoas se sentirão respeitadas e em troca também saberão respeitar, e em ambiente de respeito o clima é positivo e agradável.

A fidelidade para quem lidera com Autoridade, independe de sua presença física; mesmo em sua ausência permanecerá sua influência moral e os comandados atuarão com responsabilidade e prazer.

Fica evidente que a Liderança com Autoridade é muito mais eficaz, e é a que as empresas e todas as pessoas desejam.

Qual a sua forma de liderança? E a de seu superior?

Até a próxima e muita paz!

Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.