União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Demanda de biodiesel pode atingir 9,5 bi de litros com B15 em 2023, diz EPE
Publicado em 27/01/2023 às 09h25
Foto Notícia
Com o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil para 15% (B15), em 2023, a demanda do biocombustível pode atingir 9,5 bilhões de litros. Por outro lado, a manutenção do B10 deixará o consumo em cerca de 6,6 bilhões de litros, aponta o Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

As projeções de aumento da mistura para 15%, com vigência a partir de abril deste ano, indicam ainda que a demanda de biodiesel atingirá 12,1 bilhões de litros em 2032. Para esse percentual, a EPE calcula uma taxa de crescimento de 6,7% ao ano.

Cronograma do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicado em 2017 previa que o percentual de adição ao diesel B chegasse a 15% a partir de março de 2023.

No entanto, uma resolução do conselho no final do ano passado manteve o percentual em 10% até 31 de março deste ano --- decisão que os produtores tentam reverter com o novo governo.

No Plano Decenal, foram cogitados cenários alternativos de mandato para o biodiesel durante o decênio. Uma das avaliações levou em conta um recuo da mistura para 6%, a partir de abril deste ano, levando a demanda a 4,8 bilhões de litros até 2032.

Com a ratificação da trajetória em 10%, a expectativa é que o consumo do biocombustível chegue a 8,1 bilhões de litros nos próximos anos.

Desde 2020 o teor da mistura BX está abaixo do cronograma CNPE, justificada pelo governo com a escalada de preços do óleo de soja e o impacto sobre o valor do diesel na bomba.

A fixação da mistura obrigatória em 10%, no ano passado, levou a demanda pelo renovável a cerca de 6,3 bilhões de litros e a ociosidade do parque industrial chega a 53%, de acordo com o setor.

Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) mostram que, em 2022, a produção de biodiesel sofreu baixa de 7,5%.

O Brasil possui 57 usinas de biodiesel, distribuídas em 15 unidades da federação, autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a produzir anualmente 13,3 bilhões de litros.
Millena Brasil
Fonte: Agência epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas