União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Você sabe o que é pensar? - Por: Renato Fazzolari
Você sabe como tirar bom proveito de seus pensamentos?
Publicado em 14/08/2023 às 08h42
Foto Notícia
"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade." (Buda).

Das coisas vitais em nossa vida, tais como comer, beber, respirar, dormir, nós temos certo controle e podemos até nos privar e administrar por um certo tempo, exemplo: aguentamos até algumas semanas sem nos alimentar, ou até alguns minutos sem respirar, etc.

Como o pensamento faz parte das coisas vitais, pergunto-lhe: quanto tempo você fica sem pensar?

É interessante que para nossa saúde mental, física e psicológica, o pensamento é vital, e apesar de ser vital, não se sabe como ele acontece; sabemos que é um "moto-contínuo", desde que nascemos ele não pára de funcionar, e não conseguimos ficar sem pensar um minuto sequer.

Bem, se por um lado não sabemos como ele acontece, e tampouco podemos ficar sem pensar, por outro lado, e o que é bom sabermos, é que podemos e temos o controle sobre a qualidade do que pensamos, e é de nossa inteira responsabilidade como utilizarmos essa incrível ferramenta que a natureza nos concedeu.

Posto isto, as perguntas que lhe faço são: Como está sua saúde? Sua vida familiar? Sua vida social? Sua vida afetiva? Sua vida profissional? Enfim, sua vida em geral? Vai tudo bem? Ou será que em alguns aspectos você não está legal?

Negritamos "Sua vida profissional", pois esta é a parte que mais lhe toma tempo no seu dia a dia, e vai ter enorme influência sobre os outros aspectos de sua vida, e (veja que responsabilidade) também sobre as demais vidas das pessoas de seu círculo profissional e de relacionamento.

Se em algum ponto do seu viver você não está bem, então está na hora de sair do automático, e repensar como você está pensando sobre os pontos que não estão indo bem, e modificar a maneira de pensar sobre eles.

A vida é uma escola, e só sabemos se estamos sendo bem avaliados na matéria "Viver", se aprendermos a arte de pensar. E você sabe como se autoavaliar na matéria Viver? É simples, é só avaliar se você é feliz. Caso a nota que você se der for baixa, o conselho que lhe dou, é que estude mais sobre a arte de pensar, e tenha a inteligência e a humildade de fazer as devidas mudanças que achar adequadas, pois afinal, a vida é curta e merece ser bem vivida.

A propósito, que nota você está obtendo em sua autoavaliação?

Até a próxima e muita paz!
Renato Fazzolari
Diretor geral da AGRHO Recursos Humanos, psicólogo organizacional, terapeuta transpessoal, professor universitário (PUC) e palestrante.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.