União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Novo Coordenador-Geral de Etanol do MME destaca desafio para impulsionar produção e consumo de biocombustíveis
Publicado em 02/08/2023 às 09h31
Foto Notícia
O servidor público, José Nilton de Souza Vieira, assumiu a coordenação-geral de etanol e biometano no MME (Ministério de Minas e Energia). A nomeação dele está ligada ao DBio (Departamento de Biocombustíveis) e foi publicada na edição de 31 de julho do DOU (Diário Oficial da União).

A prioridade atual da nova coordenação-geral consiste em assegurar que os biocombustíveis continuem sendo uma das principais ferramentas na descarbonização da matriz energética. Isso inclui o cumprimento das metas de redução de gases de efeito estufa estabelecidos nos acordos internacionais, como o Acordo de Paris e o Acordo Internacional para a redução das emissões de metano.

"Nosso desafio consistirá em desenvolver estratégias para impulsionar a produção e consumo, buscando aproveitar o potencial das diversas fontes alternativas, mas respeitando os limites, principalmente ao disponibilizar matérias-primas de forma sustentável como a cana-de-açúcar, o milho e oleaginosas para a produção de biocombustível", ressalta o coordenador-geral de etanol e biometano do MME, José Nilton de Souza Vieira.

O papel das entidades

Segundo o novo coordenador-geral, o enfrentamento nos fóruns internacionais ainda deve continuar e exige cooperação entre as entidades que representam o setor produtivo e as áreas técnicas e diplomáticas do governo. Além disso, a qualificação profissional desempenha um papel fundamental para o fortalecimento do setor da bioenergia.

"Como sabemos, a capacitação profissional é um dos pilares do sucesso em qualquer atividade. Nesse sentido, a UDOP é amplamente reconhecida como líder e tem desempenhado um papel notável nos resultados do setor de biocombustíveis do Brasil", afirma o coordenador-geral de etanol e biometano do MME, José Nilton de Souza Vieira.

Para a Diretoria da UDOP, a nomeação do novo coordenador-geral representa uma grande aproximação com o setor produtivo. "Com a nomeação do José Nilton, temos certeza de que o setor está em boas mãos. Desejamos muito sucesso na nova missão como coordenador-gral e colocamos a UDOP a disposição para a qualificação dos profissionais", comenta o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

"Parabéns a José Nilton pela merecida nomeação como coordenador-geral. O Brasil, com toda certeza, se beneficiará com sua competente atuação visando o aumento da competitividade do setor", finaliza o diretor presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho.
Letícia Giacometti
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas