União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Deixe de complicar e viva melhor - Por: Renato Fazzolari
Uma dica simples para começar a ser feliz
Publicado em 05/02/2024 às 08h54
Foto Notícia
Inicialmente, esperamos que você não seja do time dos que só enxergam a escuridão em tudo, e acham que a vida é um mar de lágrimas, que só tem dor e sofrimento, e bla, bla, bla... Esse é o tipo de argumento derrotista e pessimista, que caracteriza os mal-agradecidos, que ainda não pararam para perceber que a vida é uma dádiva, que recebemos de graça e devemos fazer bom uso dela, mesmo porque, se não o fizermos, quando ela terminar, e diga-se de passagem que ela é muito rápida, o azar será somente nosso.

Entenda que viver é um treinamento das emoções para a nossa evolução. A didática da vida é assim mesmo, para que cresçamos, obrigatoriamente durante toda a vida teremos problemas e perdas das mais diversas, e nem você ou eu seremos uma exceção, também estaremos nesse processo, porém, a sabedoria consiste em aprender e evoluir sem sofrimento, e essa é uma opção individual. Procure crescer sem sofrimento, experimente ser feliz, é só querer; sem medo, tire as vendas dos olhos e as amarras do coração e descobrirá que viver é maravilhoso.

Então vamos começar pelo começo.

Você já parou para pensar, em que tempo colocou a felicidade? Quando a põe no passado, não adianta, pois já passou e com muita probabilidade você não percebeu que era feliz na época, e como diz a música: “Eu era feliz e não sabia”. Se colocar no futuro, vai sempre sacrificar o presente para esperar que ela aconteça lá na frente, isso quer dizer que você nunca a alcançará, ela estará sempre no futuro. Então o primeiro passo é colocar a felicidade sempre no presente: “AGORA”, “JÁ”, “NESTE MOMENTO”. Para isso, pode seguir confiante no que o Raul Seixas disse – “Tenha Fé em Deus, tenha Fé na Vida”, não temas, faça o melhor de si e confie em Deus e em você mesmo.

É importante saber que a felicidade não vem de fora, é um sentimento que está muito mais perto do que você imagina, está dentro de nós. Deixe-a aflorar, não a bloqueie, isso é muito fácil, é só querer, não tenha medo de experimentar, você vai se surpreender. Experimente!

Preste atenção como a grande vilã de não sermos felizes é a “ansiedade”, temos dificuldades de aceitar o curso natural das coisas, como se Deus fosse incompetente para conduzir nossos destinos, a nós só compete fazermos o melhor de nós, pois o que plantarmos colheremos, mas, voltando a falar da vilã, a ansiedade, aprenda a controlá-la, ao invés de deixar-se ser controlado por ela. Você acha difícil isso, pois lhe digo que não é, preste atenção como fazer; quando você se sentir ansioso, basta ignorá-la, “SE DESCONECTE”, a desconexão é a chave, não impeça o surgimento nem da ansiedade e nem de uma emoção desagradável, simplesmente a perceba e a substitua, colocando outro pensamento positivo em seu lugar, e se ocupe com esse novo pensamento, você vai perceber como naturalmente a ansiedade e a emoção negativa irão embora. E não se esqueça de colocar em prática a FÉ, pois uma coisa está ligada a outra, ou se tem Fé ou não se tem; se não tiver Fé, terás medo e insegurança, e a ansiedade é uma forma disfarçada de medo, que não serve pra nada, somente serve para lhe paralisar.

Perceberam como ser Feliz é fácil, então para fixar na memória, vamos recapitular:

Felicidade tem que ser “AGORA”; não precisa temer nada, tenha “Fé em DEUS”, e em si próprio; “Não bloqueie” a felicidade que está dentro de você; “Desconecte-se” dos medos e da ansiedade, colocando pensamentos agradáveis no lugar dos ruins.
 
Viu como é fácil, tão fácil que nos deixa até desconfiados, mas lhe garanto que funciona. Ao invés de duvidar, ponha em prática e constate.

Obs: Esta Dica é uma síntese que fiz de um texto do mestre “Silveira Sampaio”.

Até a próxima e muita paz!
Renato Fazzolari
Fundador e diretor-geral da AGRHO Recursos Humanos, psicólogo organizacional, terapeuta transpessoal, professor universitário (PUC)
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024