União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agropecuária registra menor número de trabalhadores desde 2012
No período de três meses encerrado em janeiro, a força de trabalho no setor diminuiu 6%
Publicado em 01/03/2024 às 07h43
Foto Notícia
O número de trabalhadores na agropecuária caiu 6% no trimestre encerrado em janeiro, na comparação como anterior, concluído em outubro, e atingiu 7,865 milhões de pessoas. É o menor contingente da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, iniciada em 2012. Nesta comparação trimestral, o setor perdeu 503 mil trabalhadores. Em relação à igual trimestre encerrado em 2023, a queda foi de 6,9%.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) englobam o grupamento de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com peso maior dos dois primeiros segmentos.

Este é o terceiro ano seguido em que há recuo do número de trabalhadores do setor entre novembro e janeiro na comparação com o período imediatamente anterior (agosto a outubro), mas é o mais intenso de toda a série. As taxas foram de -1,3% em 2022 e de -3,1% em 2023.

“Em um trimestre, a queda foi de meio milhão de trabalhadores na agropecuária. Quando vemos por lavouras, há recuo de pessoal ocupado este ano principalmente nas lavouras de milho e de café. Mas não dá para saber como foi nos outros anos”, disse a coordenadora das pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy.

O número de trabalhadores na agropecuária caiu de 10,147 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2012, para 7,865 milhões no trimestre encerrado em janeiro de 2024, uma queda de 22,5%. Na mesma base de comparação, o pessoal ocupado no mercado de trabalho brasileiro como um todo subiu de 88,011 milhões para 100,593 milhões de pessoas, uma expansão de 14,3%.
 
Por Lucianne Carneiro --- Rio
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.