União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Combustível do Futuro/Aprobio: aprovação do PL 528/2020 vai impulsionar transição energética do Brasil
Publicado em 14/03/2024 às 09h37
Foto Notícia
A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) comemorou, em nota, a aprovação do PL 528/2020, ontem à noite, pela Câmara dos Deputados. Para a associação, a aprovação do PL Combustível do Futuro foi um "avanço necessário e que deve ser muito comemorado por toda a sociedade brasileira", disse o presidente do Conselho de Administração da Aprobio, Francisco Turra.

Segundo Turra, foi "um movimento revolucionário que vai impulsionar a transição energética com o desenvolvimento de um conjunto de rotas tecnológicas que estarão disponíveis para fazer o País cumprir seus objetivos de descarbonização". Também deve haver, em sua avaliação, "uma série de investimentos em novos biocombustíveis, ao mesmo tempo que garante os avanços já consolidados com o etanol e o biodiesel". "O Combustível do Futuro vai movimentar com segurança jurídica e previsibilidade o motor da neoindustrialização brasileira", completou Turra.

No caso do biodiesel, apesar de o patamar mínimo de mistura ficar em 13% (B13), o setor considera positiva a meta de crescimento progressivo de 15% até 20%, entre 2025 e 2030, com a possibilidade de chegar a 25%. Na mesma nota, a Aprobio comentou, sobre a necessidade de testes de misturas maiores em motores, que o mundo já pratica misturas de B20 e até maiores, com sucesso em projetos com parcerias com a indústria automotiva. "A qualidade do biodiesel nacional é comprovadamente uma das melhores do mundo, com várias empresas no Brasil fazendo operações de frotas com B100 (caminhões usando exclusivamente biodiesel)", lembra o diretor-superintendente da Aprobio, Julio Cesar Minelli. "Este não vai ser um empecilho para o avanço do uso desse biocombustível, muito pelo contrário, será um estímulo", completou, na nota.

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem, o Projeto de Lei 528/2020, o Combustível do Futuro, com 429 votos a favor, 19 contra e 3 abstenções. A votação foi possível após o relator, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), fazer concessões no relatório final. As mudanças feitas pelo parlamentar destravaram um impasse entre o agronegócio e o setor de energia provocado pela discussão sobre o aumento da mistura de biodiesel no óleo diesel. Após a análise de destaques (tentativas de mudança no texto principal), o texto vai para análise do Senado.
Fonte: Broadcast Agro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas