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Rússia lidera nas importações de diesel pelo Brasil, com US$ 818,7 milhões em vendas este ano
Publicado em 26/03/2024 às 08h23
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Após um ano marcado por recorde na importação brasileira do produto, o diesel russo segue predominante nas compras nacionais em 2024. Neste ano, a Rússia soma US$ 818,7 milhões em vendas de diesel ao Brasil, conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). Em janeiro, as importações de diesel russo pelo Brasil somaram US$ 476,8 milhões, de acordo com o ministério.

Em segundo lugar, vinham os Estados Unidos, que venderam US$ 147,5 milhões em diesel ao país no primeiro mês do ano. Em fevereiro, o Brasil comprou US$ 341,9 milhões em diesel russo. Naquele mês, os Emirados Árabes Unidos ocuparam a segunda posição, ao vender US$ 168,3 milhões em diesel ao Brasil.

O ano de 2023 foi marcado por um recorde na importação brasileira de diesel da Rússia, um total de 6,1 milhões de toneladas, que totalizaram US$ 4,5 bilhões. Para efeito de comparação, em 2022, foram US$ 95 milhões em importação de diesel russo.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os países da União Europeia e os EUA impuseram sanções à venda de combustíveis russos, o que levou o país liderado por Vladimir Putin a buscar novos mercados e a reduzir os preços para se manter competitivo. Índia e China também se destacaram nas compras de produtos russos em 2023.

Ao longo do ano passado, a Rússia chegou a impor medidas para controlar os preços, como quando proibiu a exportação de diesel e gasolina em setembro, no momento em que os preços do petróleo se aproximavam de US$ 100 por barril. A medida foi temporária, mas gerou preocupações globais sobre a instabilidade do fornecimento russo, que não costuma firmar contratos a prazos longos.

Na visão do Citi, os volumes importados de diesel nos últimos três meses acendem um “alerta amarelo” para as distribuidoras de combustíveis brasileiras, que têm estoques volumosos e podem sofrer com uma queda nas margens. Segundo relatório do banco assinado pelo analista Gabriel Barra, a visão para as distribuidoras é construtiva em 2024, com um ambiente de “concorrência saudável”, mas o mês de março também deve ser de altos volumes de importação.

“Atualmente, os preços do diesel no Brasil estão abaixo dos preços internacionais. Em termos de preço, as importações de diesel russo permaneceram com um desconto de 10% em relação às importações de diesel dos Estados Unidos em fevereiro de 2024”, diz o relatório do Citi.

“Acreditamos que o Brasil reduziu o ritmo de suas importações de diesel em fevereiro após grandes importações em dezembro de 2023 e em janeiro deste ano devido a ‘players’ que construíram estoques de diesel para aproveitar um efeito de estoque positivo do aumento/retomada de impostos cobrados sobre combustíveis”, justificou o analista.

Em fevereiro, os preços da gasolina e do diesel ao consumidor no Brasil ficaram mais caros pela alteração das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A alteração na cobrança do imposto levou a um aumento médio de R$ 0,15 por litro para a gasolina e de R$ 0,12 por litro para o diesel.
 
Fonte: Valor Econômico
Extraído do Clipping da SCA
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