União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Presidente da UDOP abre evento sobre “Reforma Tributária e seus impactos no setor sucroalcooleiro”
Publicado em 15/04/2025 às 10h22
Foto Notícia
O presidente da UDOP - União Nacional da Bioenergia, Hugo Cagno Filho, participou na manhã desta terça-feira (15) de um evento promovido pelo Escritório de Advocacia Brasil Salomão, cujo tema central foi “Reforma Tributária em Pauta: Setor Sucroalcooleiro”. O encontro ocorreu durante todo o período da manhã, na sede do escritório, em Ribeirão Preto (SP).
 
Convidado pelo advogado tributarista Fábio Calcini — referência em direito tributário no agronegócio e autor de renomados artigos e livros jurídicos —, Hugo Cagno fez a saudação de abertura aos participantes, destacando sua honra em integrar o evento.
 
“Vivemos um momento emblemático no Brasil. Depois de décadas de debates, propostas e tentativas, a tão aguardada reforma tributária começa, finalmente, a tomar forma de maneira concreta. A complexidade do sistema atual — marcado por sobreposições, insegurança jurídica e alta carga administrativa — é reconhecida por todos: empresários, trabalhadores, governos e estudiosos. E é exatamente por isso que a discussão sobre a reforma se mostra tão urgente quanto delicada”, afirmou o presidente da UDOP.
 
Durante sua fala, Hugo Cagno também destacou o papel da UDOP, que neste ano celebra 40 anos de fundação, reafirmando seu compromisso com a capacitação profissional e a busca por tecnologias que aumentem a competitividade de suas associadas.
 
“O setor sucroalcooleiro está intrinsecamente ligado à agenda ambiental, à segurança energética e ao desenvolvimento do interior do país. Trata-se de uma cadeia produtiva que envolve milhares de produtores, cooperativas, indústrias, trabalhadores rurais e urbanos — e que desempenha papel vital na diversificação da matriz energética brasileira, por meio da produção de etanol, açúcar e da cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar”, destacou.
 
Por fim, o presidente da UDOP ressaltou a importância de avaliar os efeitos da reforma tributária com um olhar atento para os setores estratégicos da economia.
 
“Para além dos aspectos técnicos, é fundamental olharmos para os impactos práticos dessa reforma sobre setores estratégicos da nossa economia. E aqui, destacamos com ênfase o setor sucroalcooleiro, que há décadas ocupa uma posição de destaque no cenário nacional e internacional — seja pela sua contribuição para a balança comercial, pela geração de empregos, pela produção de bioenergia ou pela oferta de uma matriz energética mais limpa e sustentável”, concluiu. 
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas