União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Quando começa o inverno? Veja o que esperar da estação
Publicado em 05/05/2025 às 08h26
Foto Notícia
Com os dias ficando mais curtos e as temperaturas começando a cair em várias regiões do Brasil, o inverno de 2025 se aproxima. A estação começa oficialmente no dia 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em entrevista à Globo Rural, a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, afirma que a estação será marcada por um cenário de neutralidade climática — ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña.

"Essa neutralidade deve persistir durante o outono e o inverno, e isso aumenta a chance de entrada de massas de ar polar. Costumo dizer que é como se a neutralidade deixasse a porteira aberta para essas massas de origem polar”, explica Desirée.

Inverno será frio, mas sem extremos

O meteorologista e especialista em clima Williams Bini também reforça que o período de neutralidade climática aumenta o risco de geadas no Centro-Sul do Brasil. Embora não haja previsão de eventos extremos, ele alerta: “as condições climáticas macro são mais favoráveis para esse tipo de ocorrência”.

Apesar do cenário relativamente estável, os modelos meteorológicos indicam anomalias negativas de chuva no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul.

“Não são grandes desvios. É pouca coisa. No Rio Grande do Sul, a sazonalidade não é muito bem definida, então isso significa que lá, no inverno, não há um déficit tão significativo como seria, por exemplo, no Sudeste ou no Centro-Oeste”, explica o meteorologista.

Outro fator importante são as temperaturas. Em anos de neutralidade climática, há uma maior chance de entrada de massas de ar frio, o que eleva o risco de geadas — especialmente nas regiões Centro e Sul.

A preocupação é maior entre produtores de culturas mais sensíveis ao frio, como o café, que sofreu perdas expressivas com uma geada em 2021 — também registrada em um cenário de neutralidade climática.
Rafaella Dorigo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas