União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Plano para desburocratizar construção de barragens de irrigação no Estado de São Paulo deve ser anunciado no 6º IRRIGACANA
Seminário acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Ribeirão Preto/SP. Aproveite o desconto do 2º lote de inscrição que vai até 13 de julho
Publicado em 21/06/2024 às 09h47
Foto Notícia
Diante da complexidade para obtenção de licenças para construção de barragens de irrigação no Estado de São Paulo, especialmente por unidades bioenergéticas, profissionais ligados a área articulam junto ao governo estadual a criação de um plano que desburocratize o processo, a exemplo do que já ocorre em Alagoas e Pernambuco.
 
Em fase final de discussão, o plano deve ser anunciado durante o 6º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertilização de Cana-de-Açúcar (IRRIGANA), que será realizado pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar) nos dias 28 e 29 de agosto, em Ribeirão Preto/SP.
 
Presidente do GIFC, René Sordi salienta que a construção de pequenas barragens para irrigação é a alternativa mais interessante para as unidades canavieiras que desejam ampliar seus sistemas de cultivo irrigado, mas que estão localizadas longe dos grandes reservatórios. No entanto, o processo de autorização segue como o principal entrave, especialmente em São Paulo, principal produtor nacional.
 
“O cenário de mudanças climáticas observado nas últimas safras tem causado inconsistência na produção de cana-de-açúcar. Quando chove, produzimos bem. Já nos anos secos, a moagem cai significativamente. Fato é que não podemos mais ficar reféns do clima. Precisamos manter uma estabilidade a fim de planejar nossas ações e trazer segurança alimentar e energética para o país. A saída passa pelo investimento em sistemas irrigados. Porém, é essencial que os órgãos públicos diminuam a burocracia dos processos de outorga e o direito de uso dos recursos hídricos, especialmente para a construção de pequenas barragens.”
 
René explica que, diferente das estruturas para armazenamento de resíduos, as barragens de irrigação armazenam água da chuva. Sem elas, essa água iria escorrer para o leito e posteriormente para o mar, onde não poderia mais ser utilizada. “Além de serem de baixo impacto, esses reservatórios aumentam a segurança hídrica e melhoram o armazenamento de água da região. Por conta disso, suas construções deveriam ser incentivadas, e não atravancadas. Esse vem sendo o foco das nossas discussões e esperamos trazer novidades para o público do evento”, finaliza.
 
Serviço

Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertilização de Cana-de-Açúcar (IRRIGANA)
Data:
28 e 29 de agosto de 2024
Local: Multiplan Hall Ribeirão Shopping – Ribeirão Preto/SP
Inscrições abertas: Clique aqui
Mais informações: irrigacana@gifc.com.br ou Clique aqui
 
Sobre o Irrigacana
Em sua sexta edição, o Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertilização de Cana-de-Açúcar (IRRIGANA), realizado pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar), reunirá representantes de unidades bioenergéticas, produtores e produtoras rurais, pesquisadores e integrantes de empresas fornecedoras do setor, para discussão e troca de informações sobre a gestão eficiente do manejo da água e da fertirrigação em canaviais, visando o aumento de produtividade agrícola e longevidade das áreas. Este ano, o seminário será realizado nos dias 28 e 29 de agosto no Multiplan Hall, do Ribeirão Shopping, espaço de eventos localizado em Ribeirão Preto/SP e considerado um dos mais modernos e inovadores do país.
 
Fonte: CanaOnline
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas