União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Gaffff: ativista Graça Machel destaca papel preponderante da mulher no combate à insegurança alimentar mundial
Moçambicana, Graça é ativista pelos direitos humanos, foi esposa de Nelson Mandela, bem como também ex-primeira dama de seu país de origem
Publicado em 01/07/2024 às 09h37
Foto Notícia
Fonte: GAFFFF
Graça Machel, política e ativista pelos direitos humanos de origem moçambicana, destacou, nesta sexta-feira (28), no fórum GAF, dentro do GAFFFF, na capital paulista, o papel preponderante da mulher no combate à insegurança alimentar global, bem como para adaptação e mitigação dos processos produtivos e dos hábitos de consumo face às mudanças climáticas. Graça foi esposa de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, bem como também foi ex-primeira dama de seu país de origem. Hoje, ela atua por meio de fundação pela causa dos direitos humanos.

Em sua exposição, Graça lembrou números mundiais do flagelo da insegurança alimentar - quase um bilhão de pessoas em risco -, fazendo um recorte para o Brasil, onde, de acordo com a ativista, cerca de 33 milhões de pessoas estão nesta condição. "Isso é desconcertante para um grande produtor e exportador de alimentos."

Graça defendeu a tese de que as mulheres são a espinha dorsal da segurança alimentar, tanto por sua natureza de atuação no setor produtivo, bem como pelo protagonismo na tomada de decisão do consumo. Segundo ela, no campo, as mulheres são mais receptivas a novas tecnologias, à inovação, e no dia a dia elas têm o olhar a mais pelo bem-estar de suas famílias - o que inclui a boa alimentação.

Graça chamou atenção ainda para o desafio das perdas e desperdícios na cadeia produtiva alimentícia, citando também a dicotomia global existente hoje envolvendo desnutrição e obesidade.
Fonte: Uagro - Universo Agro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas