União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Gaffff: players debatem o papel das finanças no desenvolvimento sustentável do agronegócio
Moderado por Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO Financial, os palestrantes abordaram a participação do agronegócio no mercado de capitais, movimento recente e que vem ganhando força
Publicado em 01/07/2024 às 09h32
Foto Notícia
Nesta sexta-feira (28), durante o segundo e último dia do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), Bruno de Freitas Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Marcelo Porteiro, superintendente da Área de Operações e Canais Digitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), participaram do oitavo painel do Global Agribusiness Forum 2024, intitulado "Finanças como Pilar do Desenvolvimento Sustentável".

Moderado por Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO Financial, os palestrantes abordaram a participação do agronegócio no mercado de capitais, movimento recente e que vem ganhando força, a exemplo dos Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagros) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).

Principal fatia do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o agronegócio foi responsável por cerca de R$ 170 bilhões em exportações no ano de 2023 – 49% do exportado pelo país –, conforme dados apresentados por Marcelo Porteiro.

Diante desse cenário de relevância na economia nacional, instituições financeiras e players do mercado em geral voltam suas atenções para o setor. No Plano Safra 2022/23, por exemplo, o BNDES concedeu R$ 38,4 bilhões em créditos, um crescimento anual de 53%.

Tendo em vista que um dos grandes gaps que impede os produtores de adentrarem o mercado de capitais é a falta de governança, Bruno de Freitas ressalta o papel das cooperativas nesse contexto. "As cooperativas de produtores são um elo muito importante nessa cadeia, pois ajudam os produtores com a governança", destacou.
Fonte: DATAGRO
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas