União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Reitor da Unicamp é nomeado membro do Conselho Superior da FAPESP
Antonio José de Almeida Meirelles ocupará a vaga de Ronaldo Aloise Pilli
Publicado em 15/07/2024 às 09h47
Foto Notícia
diretor da FEA-Unicamp e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (foto: Unicamp)
O governador Tarcísio de Freitas nomeou Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Conselho Superior da FAPESP para um mandato de seis anos. Ele ocupará a vaga de Ronaldo Aloise Pilli, cujo mandato se encerrou na última sexta-feira (12/07). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na quinta-feira (11/07).

Graduado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp), onde também cursou o mestrado, Meirelles fez pós-doutorado (1987) em engenharia de processos térmicos na Technische Hochschule Merseburg, hoje parte da Martin Luther University Halle-Wittenberg, na Alemanha, e em ciências econômicas (1997) no Instituto de Economia (IE) da Unicamp.

Professor titular, foi diretor da FEA-Unicamp e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (Nepa).

Suas pesquisas em engenharia concentram-se nas áreas de bioenergia, biorrefinarias e processos de purificação de produtos alimentícios e agroindustriais. A tecnologia desenvolvida como parte de seu doutorado no exterior rendeu-lhe o Prêmio Jovem Cientista de 1989, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é responsável atualmente por cerca de 30% da produção brasileira de álcool anidro. Em economia, seus principais temas de estudo são teoria monetária e desenvolvimento de modelos macroeconômicos.

Meirelles ocupa o cargo de reitor da Unicamp desde 19 de abril de 2021.
 
Fonte: Agência FAPESP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas