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Diversas

Chinesa Xpeng lança sedã elétrico e semiautônomo pela metade do preço de um Tesla
Montadora lançou o M03, um sedã elétrico de US$ 15 mil (R$ 82.530) com recursos avançados de assistência à condução em vias urbanas
Publicado em 28/08/2024 às 10h33
Foto Notícia
Visitantes observam veículos elétricos MONA M03, expostos fora do local do evento de lançamento da XPeng, em Pequim, China, 27 de agosto de 2024.
REUTERS/Florence Lo
A Xpeng está buscando expandir suas vendas com uma marca voltada para o mercado de massa, enquanto tenta evitar tarifas mais altas na Europa ao procurar um local de fabricação na região.

A montadora está nas etapas iniciais de seleção de um local na União Europeia como parte de seu plano para localizar a produção de sua marca homônima, disse o CEO He Xiaopeng na última quinta-feira (22) em uma entrevista à Bloomberg na sede da empresa em Guangzhou, China.

A Xpeng, parceira chinesa da Volkswagen, espera expandir em áreas com “riscos trabalhistas relativamente baixos”, disse He, acrescentando que a empresa também planeja estabelecer um grande centro de dados na Europa, à medida que a coleta eficiente de software se torna fundamental para os recursos de condução inteligente dos carros.

Por enquanto, a empresa está focada nas vendas de carros de médio a alto padrão na Europa, limitando as vendas de seus carros da marca Mona à China, disse He. Após adquirir o braço de desenvolvimento de carros inteligentes da Didi Global no ano passado, a Xpeng lançou o M03, um sedã elétrico de US$ 15 mil (R$ 82.530) com recursos avançados de assistência à condução em vias urbanas, informou a empresa nesta terça-feira (27).

Estabelecer uma presença de fabricação na Europa faria com que a Xpeng se juntasse às crescentes fileiras de fabricantes de veículos elétricos chineses, incluindo BYD, Chery e Zeekr, do Zhejiang Geely Holding Group, que buscam minimizar o impacto da decisão da União Europeia de aumentar os impostos sobre veículos elétricos fabricados na China para até 36,3%. A Xpeng enfrentará uma tarifa adicional de 21,3%.

Tarifas mais altas não mudarão o plano mais amplo da Xpeng de se tornar global, disse He, embora os impostos afetem os lucros de alguns países europeus.

Os EUA também impuseram tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses que podem ultrapassar 100%, enquanto as duas maiores economias do mundo se confrontam em uma indústria que cresceu rapidamente, em parte devido aos subsídios de Pequim.

As ações comerciais aumentaram os desafios enfrentados pela empresa de 10 anos nos últimos anos. A Xpeng também lutou com vendas internas fracas, disputas de planejamento de produtos e uma prolongada guerra de preços no mercado chinês. O preço de suas ações mais do que caiu pela metade desde janeiro.

A montadora entregou cerca de 50 mil veículos no primeiro semestre, cerca de um quinto das vendas mensais da BYD. Embora suas perspectivas de entrega para o trimestre atual tenham superado as estimativas dos analistas, sua receita projetada ficou bem abaixo das expectativas.

Um ponto positivo para a Xpeng é sua parceria de um ano com a VW. Centenas de funcionários da montadora alemã estão agora trabalhando em sua sede em Guangzhou. Gerentes de nível vice-presidente de ambos os lados se encontram pelo menos uma vez por semana, disse He, observando que a empresa está “fazendo todos os esforços para garantir que a parceria funcione bem.”

Um exemplo de como a colaboração está beneficiando a empresa chinesa está na gestão de cadeias de suprimento complexas. Com a ajuda da Volkswagen, a margem bruta da Xpeng no segundo trimestre subiu para 14%, em comparação com -3,9% no ano anterior.

Vantagem da IA

A Xpeng também vê sua experiência em inteligência artificial e recursos avançados de assistência à condução como uma forma de abrir caminho na Europa. Essa é uma das razões pelas quais precisará estabelecer um grande centro de dados lá antes de poder introduzir esses recursos na região, disse He.

A Xpeng, listada nos EUA, também investiu pesadamente em pesquisa e desenvolvimento relacionados à IA, incluindo seus próprios chips, disse He, observando que os semicondutores desempenharão um papel mais crítico em veículos “inteligentes” do que as células de bateria.

“Vender um milhão de carros movidos a IA por ano será um pré-requisito para as empresas que finalmente emergirem como vencedoras nos próximos 10 anos, nos quais o motorista humano talvez toque no volante menos de uma vez por dia, em média, em seu trajeto diário”, disse ele. “Veremos empresas lançando tais produtos a partir de 2025, e a Xpeng estará entre elas.”
 
Fonte: Bloomberg
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