União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Prevenção, melhorias e soluções: as ações da Viterra para prevenir e combater incêndios
Publicado em 02/09/2024 às 12h01
Foto Notícia
Os incêndios registrados nos últimos dias em nossa região representaram expressivos danos ao meio ambiente, à saúde humana e à economia local.

Na estação de estiagem as condições climáticas, com fortes ventos e baixa umidade relativa do ar, favorecem estas ocorrências, um fato que move a Viterra Bioenergia a buscar a cada safra, melhorias e soluções para conter estes eventos, afinal, a prevenção tem que ser um propósito.

Para isso, a empresa conta recursos humanos, materiais e tecnológicos destinados à causa, tais como treinamentos frequentes de suas Brigadas de Incêndio; aquisição de equipamentos de proteção individual e coletiva; instrumentos, ferramentas e frota especializada para o combate em ocasiões de ocorrências e, ainda, monitoramento do seu canavial via satélite, por câmeras e por estações meteorológicas instaladas nos canaviais, que mostram as imagens e as condições climáticas de suas áreas de cultivo e alertam sobre os focos de incêndios em tempo real.

“Somado a todas as ações, participamos do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), beneficiando toda a comunidade instalada na região de abrangência das Usinas adeptas, para que, em caso de incêndios de grandes proporções, como as que ocorreram nos últimos dias, possamos reunir esforços e recursos para um combate efetivo”, explica o coordenador de Meio Ambiente da VBio, Edison Campos.

A Viterra, com imensa gratidão, reconhece os esforços e empenho de suas equipes de Brigadistas que, junto aos parceiros, fornecedores, às Prefeituras e às Usinas signatárias do PAM, revelaram que com união e cooperação é possível vencer as adversidades.
 
Foto Notícia

Como agir em casos de incêndios
 
  • Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça, saia imediatamente da área buscando um local seguro e denuncie pelo telefone 193 ou por nossos contatos de emergência:
  1. Unidade Rio Vermelho (Junqueirópolis/SP): (18) 3841 9999 e (18) 3841 9930.
  2. Unidade Nova Unialco (Guararapes/SP): (18) 3606 8907 e (18) 3606890.
  • Reforce a atenção ao dirigir, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e tome uma distância segura do veículo à frente.
  • Não atravesse cortinas de fumaça e fogo.
  • Não pare sobre a faixa de rolamento ou acostamento, isso poderá ocasionar acidentes.
  • Não tome nenhuma medida insegura. O Corpo de Bombeiros e os Brigadistas são capacitados ao combate de incêndios e permanecerão à frente na gestão das ocorrências.
 
Viterra Bioenergia

A Viterra Bioenergia é signatária do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético Paulista, portanto, realiza somente a colheita crua em suas áreas, sem a despalha a fogo. Assim, a cana-de-açúcar que é atingida por incêndios acaba sendo processada antes da sua plena maturação e desenvolvimento, comprometendo a produtividade e, ainda, os resultados para as safras posteriores.

Durante o período de estiagem, intensificamos os cuidados durante nossas operações. A responsabilidade está entre nossos valores. Priorizamos a segurança e a sustentabilidade para maximizar nosso desempenho e contribuição positiva ao mundo.
Fonte: Viterra
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas