União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

MME/Silveira nega perspectiva de acionamento da bandeira escassez hídrica (nível mais severo)
Publicado em 04/09/2024 às 09h01
Foto Notícia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou por ora a perspectiva de acionamento da bandeira tarifária de escassez hídrica, que é o nível mais severo. Durante a manhã, ele esteve reunido com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Márcio Rea, e outros representantes do órgão. O tema foi "segurança energética", disse.

Pela primeira vez em mais de três anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 30, o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de setembro, algo que já estava no radar do setor, conforme antecipou o Broadcast.

"Não, ainda não [perspectiva de bandeira de escassez]. A expectativa é de que o nosso planejamento tenha surtido efeito e que os níveis pluviométricos sejam razoáveis para que a gente volte a ter os reservatórios nos níveis do ano passado", disse, em conversa com jornalistas no MME.

A 295ª Reunião Ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi antecipada para hoje, no período da tarde. No calendário oficial, a reunião estava prevista para amanhã, 4.

O ministro de Minas e Energia garantiu que o planejamento do governo vai permitir que o ano de 2025 não tenha uma reprise dos apagões ocorridos em 2021. Além de esperar o aumento nos níveis de chuvas, o governo discute diferentes medidas para garantir a segurança do sistema.

Uma delas é a antecipação do contrato da Termopernambuco, do Grupo Neoenergia. Essa usina, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, participou do primeiro Leilão de Reserva da Capacidade, em 2021.
Renan Monteiro
Fonte: Broadcast
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas