União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Tereos e Oktoberfest Blumenau firmam parceria de energia renovável
Publicado em 21/10/2024 às 15h10
Foto Notícia
Acordo contempla a neutralização das emissões de carbono provenientes do consumo de energia da Oktoberfest Blumenau, além do fornecimento de energia renovável para o Parque Vila Germânica
A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa de cana no país, e a Oktoberfest Blumenau, maior festa alemã das Américas, firmaram uma parceria inédita que afirma o compromisso com a sustentabilidade. Com a parceria, a Tereos vai neutralizar 100% as emissões de carbono provenientes do consumo de energia elétrica do evento em Blumenau (SC), por meio de créditos de energia renovável. Além disso, a Tereos também fornecerá cerca de 225MWh de energia renovável por ano para o Parque Vila Germânica pelo período de quatro anos, com início previsto para março de 2025.
 
O evento em Blumenau acontece entre os dias 9 e 27 de outubro, no Parque Vila Germânica, e serão compensadas cerca de 122,5 toneladas de CO2, o equivalente a 858 árvores plantadas para neutralizar as emissões dos gases do efeito estufa.
 
Os créditos de energia são gerados a partir da certificação I-REC, sistema reconhecido por cerca de 70 países que comprova a geração de energia limpa por meio da rastreabilidade de sua origem. A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada pela empresa é proveniente de fonte renovável – no caso, a biomassa da cana-de-açúcar. 
 
Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, reforça que a sustentabilidade é um dos principais pilares da companhia. “É muito gratificante contar com parceiros que compartilham do mesmo propósito. Com essa nova parceria, temos a certeza de que estamos no caminho para contribuir com a redução dos gases do efeito estufa em eventos culturais, contribuindo com a construção de um futuro mais sustentável”, afirma.
 
Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, esta parceria vai ampliar ainda mais as ações de sustentabilidade no evento. “A festa possui vocação em inovar e de se tornar referência para os grandes eventos no Brasil. Desde que implementamos iniciativas sustentáveis na festa notamos que há uma sensibilização maior sobre o tema e provamos que é possível fazer um grande evento sem esquecer de pautas tão importantes, como a sustentabilidade”, destaca.
 
Sobre a Tereos
 
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 41 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2023/24, o Grupo obteve um faturamento de €7,1 bilhões.
 
Tereos no Brasil
 
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
Fonte: Tereos
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas