A região Sul do Brasil terá o retorno das chuvas nesta quinta-feira (19/12). Já na madrugada, áreas de instabilidade vão entrar pelo oeste do Rio Grande do Sul e aumentar a condição para chuva. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta e a chuva chega a boa parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
De acordo com a Metsul Meteorologia, não há previsão de volumes altos ou problemas relacionados à chuva. Só há chance de chuva forte e localizada apenas em áreas específicas do Rio Grande do Sul e do Paraná durante os próximos dois dias. Por outro lado, o sul do Rio Grande do Sul é a área menos suscetível aos temporais. Na sexta-feira (20/12), o dia ainda será de instabilidade. Parte de Santa Catarina e vários pontos do Paraná ainda devem ter chuva, com risco de pancadas localmente forte.
No Sudeste, a chuva forte continua em Minas Gerais e Espírito Santo, além do sul da Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de chuvas intensas até 10h desta quinta-feira, com possibilidade de prorrogação. Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 milímetros em uma hora ou 50 e 100 milímetros em um dia, com ventos de até 100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A chuva também chega ao interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul diante da alta circulação de ventos. Segundo a Climatempo, as pancadas serão volumosas e tem alerta para temporais. Dourados, em Mato Grosso do Sul, e Eldorado, em São Paulo, são alguns dos municípios que podem registrar mais de 50 milímetros.
Entre as regiões Norte e Nordeste, os ventos quentes e úmidos que favorecem a formação de nuvens carregadas. A chuva cai com intensidade entre a manhã e a tarde, com destaque para o Maranhão, Piauí e Tocantins. Entre as capitais Natal e Salvador o dia será de sol entre nuvens com chuva passageira no fim do dia, segundo o boletim da Climatempo.
No extremo norte do Amazonas, Pará e Tocantins também devem registrar volumes de chuva acima dos 25 milímetros de chuva ao longo da quinta-feira. Já no Acre e Rondônia, a chuva será pontual.