União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Brasil expandirá matriz renovável em 10 GW em 2025, aponta Thymos
Consumo de energia geral do país deve crescer 4% em 2025 na comparação anual, em linha com o aumento registrado em 2024
Publicado em 21/01/2025 às 14h24
Foto Notícia
O Brasil vai expandir em 10 gigawatts (GW) a matriz elétrica renovável em 2025, aponta estudo (.pdf) da consultoria Thymos Energia. Em 2024, mais de 19 GW de energia entraram em operação, dos quais as fontes solar e eólica representaram 9,7 GW.

Com isso, o país chegou a 244 GW de potência instalada. Do total, 14% são da geração distribuída, modalidade na qual o consumidor gera a própria energia, que fechou 2024 com mais de 35 GW de potência acumulada em operação.

Segundo a Thymos, o crescimento da geração renovável traz desafios para o país. Um deles é o curtailment, ou corte de geração, que ocorre quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desliga usinas solares e eólicas ao acionar outros tipos de fonte. No ano passado, cerca de 12.713 GWh foram cortados do sistema, sendo 74% de fonte eólica.

A diretora de Regulação e Estudos de Mercado da consultoria, Mayra Guimarães, afirma que, neste ano, o corte deve seguir ocorrendo, com volume concentrado no segundo semestre, por conta da maior disponibilidade de geração renovável.

Já o consumo de energia geral do país deve crescer 4% em 2025 na comparação anual, em linha com o aumento de 4,4% do consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2024.

O mercado livre, por sua vez, deve atingir cerca de 41% do consumo do sistema. No ano passado, o ambiente de contratação livre registrou participação de 39% no consumo total de eletricidade, consequência da abertura para consumidores conectados em alta e média tensão.

“Mudanças regulatórias devem fomentar a ampliação da modalidade a partir da abertura total do setor e, consequentemente, teremos a definição de cronograma de liberação do acesso deste novo ambiente para todos os consumidores brasileiros”, diz Guimarães.
Lorena Marcelino
Fonte: AGÊNCIA eixos
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas