União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Petrobras tem total liberdade para definição de preços, diz Rui Costa à CNN
Desde 2023, estatal adota política de preços que não equipara valores praticados no Brasil aos do exterior
Publicado em 23/01/2025 às 10h57
Foto Notícia
A Petrobras tem total liberdade para realizar sua auto gestão durante o governo Lula, reiterou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (22).

Questionado sobre a defasagem entre os preços de combustíveis praticados pela estatal e os do exterior, Costa reafirmou que “a Petrobras tem total liberdade para definição de preços. […] Quem tem que analisar se tem reajuste é a Petrobras conforme sua política, aprovada pelos seus acionistas”.

Desde 2023, a Petrobras adota uma nova política de preços que não equivale os valores praticados no Brasil aos do estrangeiro.

A empresa afirma que a estratégia permite adequar os combustíveis à realidade do país, sem importar volatilidades e incertezas do mercado internacional, de modo a afetar o consumidor.

Segundo Costa, a liberdade que a nova política permitiu faz com que se crie “um colchão de amortecimento” para os preços de combustíveis.

“Para não ficar mudando todo dia, faz um ‘colchão’. Quando baixa no mercado internacional, não baixa automaticamente [aqui]. Ano passado, ficou vários meses acima. Agora, no inverso, consome esse colchão”, pontuou.

 
João Nakamura
Fonte: CNN
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas