A
Usina Caeté – Unidade Paulicéia realizou no dia 14 de março um treinamento da Brigada de Incêndio Florestal, capacitando seus colaboradores para atuarem de forma segura e eficiente na prevenção e combate a incêndios. A iniciativa envolveu cerca de 17 profissionais dos setores de Apoio Agrícola, Tráfego (motoristas de caminhões-pipa) e Central de Inteligência Agrícola, reforçando a importância da preparação técnica para proteção da vida, do meio ambiente e dos recursos naturais.
O treinamento foi conduzido pelo Técnico de Segurança do Trabalho Apolo Hudson dos Santos, e seguiu uma metodologia completa, com abordagem teórica e prática. Durante a parte teórica, os colaboradores participaram de uma aula expositiva sobre conceitos básicos de incêndios florestais, comportamento do fogo, equipamentos e técnicas de combate. Já na etapa prática, foram realizadas simulações em áreas controladas, permitindo que os brigadistas aprimorassem suas habilidades no uso de equipamentos, comunicação e coordenação. Além disso, as simulações incluíram condições realistas, como vento, topografia e diferentes tipos de combustível, garantindo um aprendizado mais próximo da realidade enfrentada no campo.
“A realização desses treinamentos é essencial para garantir que nossos colaboradores saibam agir com rapidez e segurança em situações de incêndio. Nossa brigada está cada vez mais preparada para enfrentar desafios no campo, minimizando danos e protegendo nossas áreas produtivas e ambientais”, destacou Apolo.
A brigada da Usina Caeté – Unidade Paulicéia é composta por diferentes frentes de atuação, incluindo um líder responsável pela coordenação das ações, equipes de combate direto, apoio logístico, avaliação, controle de tráfego e suporte médico, garantindo uma resposta ágil e eficiente diante de eventuais emergências.
Nos últimos anos, os treinamentos estão sendo cada vez mais frequentes devido ao aumento das ocorrências de incêndios florestais, causados por fatores naturais como raios e ventos fortes, além de ações humanas, como descarte inadequado de materiais inflamáveis e incêndios criminosos. Para intensificar a capacidade de resposta, a Unidade Paulicéia investiu recentemente na aquisição de novos equipamentos, incluindo uma viatura (picape S10) equipada com uma bomba d’água de 300 litros e Líquido Gerador de Espuma (LGE), essencial para abafamento e resfriamento das áreas atingidas. O LGE não é nocivo ao meio ambiente, contribuindo para um combate eficiente e sustentável.
Outra novidade implantada foi a instalação de oito câmeras de monitoramento com visão 360 graus em pontos estratégicos, permitindo uma identificação rápida e precisa de focos de incêndio. A tecnologia também fortalece o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), estabelecendo uma parceria com usinas vizinhas para atuação conjunta no combate ao fogo.
“O investimento em tecnologia e equipamentos é um grande avanço para nossa brigada. Com a nova viatura e as câmeras de monitoramento, conseguimos ter um tempo de resposta muito mais rápido, reduzindo significativamente os impactos dos incêndios. Esse é um compromisso da Usina com a segurança e a preservação ambiental”, afirmou o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Unidade Paulicéia, Victor Silva.