União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

UE prepara concessões para aliviar tarifas dos EUA, diz Bloomberg
Publicado em 28/03/2025 às 14h59
Foto Notícia
A União Europeia (UE) está trabalhando em possíveis concessões para a administração Trump na tentativa de mitigar o impacto das tarifas americanas sobre as exportações do bloco, segundo reportagem da Bloomberg News, citando pessoas familiarizadas com as negociações.

Autoridades da UE, após reuniões em Washington esta semana, foram informadas de que não há como evitar as próximas tarifas automobilísticas e recíprocas que a administração Trump planeja implementar na próxima semana. Simultaneamente, foram iniciadas discussões sobre como poderia ser um possível acordo para reduzir essas tarifas.

Isso levou a Comissão Europeia, que gerencia assuntos comerciais para a UE, a começar a desenvolver uma "folha de termos" para um possível acordo. Este documento delinearia áreas para negociações sobre as medidas comerciais punitivas. Essas áreas incluem a redução de suas próprias tarifas, o fomento de investimentos mútuos com os EUA e a flexibilização de regulamentações e padrões específicos, segundo fontes anônimas.

As tarifas recíprocas são projetadas para neutralizar o que Trump percebe como cobranças injustas sobre produtos americanos, bem como barreiras não tarifárias. Essas barreiras não tarifárias incluem regulamentações domésticas e métodos de arrecadação de impostos, como o imposto sobre valor agregado (IVA) da UE, impostos digitais e regulamentações. A UE sustenta que seu IVA é um imposto justo e não discriminatório que se aplica igualmente a produtos domésticos e importados.

Esta folha de termos serviria como base para a comissão iniciar conversas com os EUA após a entrada em vigor das tarifas recíprocas.

Essas tarifas provavelmente afetarão todos ou a maioria dos produtos exportados da UE para os EUA. Os EUA ainda não especificaram o nível tarifário que aplicarão à UE, mas autoridades do bloco preveem uma taxa entre 10% e 25%. As fontes acrescentaram que qualquer acordo futuro seria desafiador e não restauraria o status quo.
Fonte: Investing.com
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas