União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Governo cria rede para combater desinformação sobre mudanças climáticas
Iniciativa reúne ministérios, Unesco e sociedade civil para monitorar fake news
Publicado em 02/04/2025 às 11h48
Foto Notícia
Governo Federal cria rede para monitorar e combater as fake news sobre as mudanças climáticas
SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Preocupada com a desinformação sobre as mudanças climáticas, a presidência brasileira da COP30 está articulando uma rede batizada de “Organizações Parceiras pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima”.

O objetivo é compartilhar estratégias de monitoramento e combate às “fake news” sobre esse tema.

Essa iniciativa começou em 2024, quando o Brasil presidiu o G20, mas só agora o governo brasileiro estruturou um grupo nacional específico para o cumprimento da tarefa.

Participam dessa nova rede a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Integrantes da sociedade civil, especialistas e acadêmicos também estão sendo convidados a participar do grupo.

O primeiro encontro dessa articulação, realizado em 23 de março, discutiu a necessidade de tornar mais acessíveis à população as evidências científicas consolidadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O foco é alertar as pessoas sobre os impactos da mudança do clima, mostrar como ela será enfrentada e evitar que teses negacionistas questionem sua existência.

No encontro, também foi destacada a importância de inserir o debate nas plataformas digitais. O objetivo é conectar a rede brasileira e sua produção de conteúdo e monitoramento da desinformação às estratégias já adotadas por redes internacionais.

Países como Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia também estão trabalhando nessa direção.

IPCC

Em 1988, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização Meteorológica Mundial criaram o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), uma fonte segura de informações sobre as mudanças climáticas.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o IPCC avalia o estado do conhecimento sobre a mudança do clima, identifica consensos na comunidade científica, aponta áreas que demandam mais pesquisas e fornece informações para orientar gestores de políticas públicas.
Fonte: CNN
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas