União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Usina Santa Terezinha proporciona projeto para 1.600 alunos
Publicado em 07/04/2025 às 16h58
Foto Notícia
São 33 escolas de 17 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul participantes de variadas atividades educativas, como Concurso Cultural
Neste primeiro semestre, a Usina Santa Terezinha levará o projeto de educação socioambiental: Semeando o Verde, para 1.600 alunos da rede municipal de educação do Paraná e Mato Grosso do Sul.

As crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental de 33 escolas de 17 municípios dos dois estados participarão de palestra educativa, concurso cultural, premiação e recebimento de mudas de árvores nativas e frutíferas.

O projeto é realizado há 14 anos e para esta edição o gênero do concurso cultural será a Poesia, com a temática ‘Cana-de-açúcar: a matéria-prima do alimento, energia e combustível limpos e renováveis’. “A proposta desta edição do projeto é evidenciar os produtos da Usina Santa Terezinha, ressaltando as cadeias produtivas sustentáveis. Além disso, o etanol e energia elétrica produzida a partir do bagaço da cana são produtos considerados verdes, isto é, renováveis”, explica a Gerente Jurídica e Comunicação & Sustentabilidade, Larissa Meneguetti.

Além dos alunos, o projeto contempla cerca de 250 educadores com o Workshop: Escrita Criativa, com uma profissional especializada e que fará a formação em oito localidades dos estados no formato presencial.

“Teremos 33 premiações! Cada escola será contemplada com a premiação dos dois melhores alunos e de dois professores orientadores. É uma oportunidade de unir temas socioambientais e reforçar a grade curricular dos alunos por meio da ludicidade e premiações com itens que serão utilizados em sala de aula. E o principal, manter vínculos com comunidades vizinhas às unidades produtivas da empresa”, ressalta Larissa. 

As 33 escolas participantes receberão SmarTVs e placas de agradecimento; 66 alunos premiados receberão medalhas, bicicletas e jogos; e 66 professores orientadores premiados receberão tablets. Além disso, todos os alunos participantes serão contemplados com camisetas e bottons personalizados; e todos os professores orientadores participantes serão contemplados com camisetas, garrafas térmicas e pins personalizados. 100% dos participantes receberão também certificados de participação do projeto e mudas de árvores nativas ou frutíferas.

Semeando o Verde na Usina Santa Terezinha

O objetivo do Semeando o Verde é contribuir com a formação de uma sociedade ambientalmente correta e responsável pela preservação da biodiversidade e comprometida com o futuro da nova geração.

O projeto é elaborado de acordo com indicadores de Sustentabilidade da Usina Santa Terezinha, como Princípios do Pacto Global, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Normas GRI (Global Reporting Initiative).

Desde a 1ª edição do projeto, o Semeando o Verde conta com a parceria do IAT – Instituto Água e Terra e IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER.

Sobre a Usina Santa Terezinha

A Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. foi fundada em 1964 e é uma empresa brasileira de capital fechado com negócios no setor sucroenergético, presente no Paraná e Mato Grosso do Sul. A história da companhia iniciou no município de Maringá (PR), onde está instalada a primeira Unidade Produtiva, a sede corporativa e o terminal logístico da Empresa. Hoje, a empresa conta com sete unidades produtivas, localizadas em Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, Ivaté e Tapejara produzindo e comercializando açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado) e bioeletricidade, além de uma biofábrica de mudas pré-brotadas em São Tomé e um terminal rodoferroviário de fertilizantes em Paranaguá. A Usina Santa Terezinha tem em seu quadro mais de 8 mil pessoas distribuídas em 35 municípios dos dois estados, mantendo-se assim como uma das maiores empresas do segmento de açúcar e etanol da região Sul do Brasil, com operações agroindustriais alinhadas aos indicadores de Sustentabilidade. Desde 2011, a empresa é signatária, de forma voluntária, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), firmando-se compromissos com a Agenda 2030 da ONU e que podem ser consultados em seus Relatórios de Sustentabilidade publicados desde 2012. São mais de 10 anos de evolução em sua jornada ESG e que pode ser acompanhada, de forma pública, no site da empresa pelos seus stakeholders.
Fonte: Usina Santa Terezinha
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas