União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Paraíba tem o único curso especializado em produção sucroalcooleira do Nordeste
Para o Sindalcool-PB, a valorização do curso e de seus profissionais é essencial para atender à demanda das usinas do estado e da região.
Publicado em 14/04/2025 às 16h52
Foto Notícia
Departamento de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da UFPB
Foto: Carolina Albuquerque Ascom UFPB

A Paraíba, um dos maiores produtores de etanol do Nordeste, tem o único curso superior da região voltado exclusivamente para a formação de profissionais na indústria sucroalcooleira. Trata-se do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo o portal E-MEC, no Brasil, há apenas três outros cursos semelhantes oferecidos por instituições públicas estaduais: dois na Universidade Estadual de Minas Gerais e um na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

O curso capacita profissionais para atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, abrangendo desde o plantio até o processamento industrial. O tecnólogo em Produção Sucroalcooleira recebe formação voltada para a qualidade, produtividade e sustentabilidade econômica, ambiental e social do setor.

Formação acadêmica de excelência

O Curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da UFPB conquistou conceito máximo na última avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na dimensão de Organização Didático-Pedagógica do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), demonstrando a excelência de sua formação.

O curso conta com 13 professores doutores, distribuídos da seguinte forma:
  • 7 Engenheiros Químicos
  • 3 Químicos Industriais
  • 1 Bióloga
  • 1 Engenheira Agrícola
  • 1 Química Analítica

Além disso, os alunos têm acesso a seis laboratórios especializados:
  • Laboratório de Processos e Operações Unitárias
  • Laboratório de Tecnologia Sucroalcooleira
  • Laboratório de Etanol e Bioenergia
  • Laboratório de Controle de Qualidade
  • Laboratório de Práticas Agrícolas
  • Laboratório de Bioprocessos e Biotecnologia

Há ainda dois laboratórios compartilhados com outros cursos do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional:
  • Laboratório de Físico-Química
  • Laboratório de Microbiologia

Valorização do curso e contexto de instalação

Na Paraíba, o setor sucroenergético desempenha um papel fundamental na economia, gerando empregos e renda para milhares de trabalhadores. Para o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), a valorização do curso e de seus profissionais é essencial para atender à demanda das usinas do estado e da região.

A criação do Curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da UFPB foi resultado de um esforço conjunto entre o setor produtivo e a academia. Em 2008, o presidente executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, levou pessoalmente à universidade uma proposta de criação do curso ao reitor Rômulo Polari, após identificar uma lacuna na formação de mão de obra especializada no Nordeste. A inspiração veio do curso já existente na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Na mesma época, o professor Carlos Cabral, então vinculado ao Centro de Tecnologia da UFPB, também apresentou uma proposta, com foco na formação voltada à produção de cachaça. A sugestão encaminhada por Edmundo, no entanto, era mais abrangente, contemplando toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar — incluindo a cachaça, mas com ênfase na produção de etanol e bioenergia.

O curso foi oficialmente criado em 2014 e, desde então, tem contribuído para suprir a demanda por profissionais qualificados nas usinas e demais empresas do setor sucroenergético da Paraíba.

Curso de auxiliar de laboratório será aplicado em usinas

Neste semestre, o curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira está promovendo um curso básico com alguns alunos para que eles auxiliem na etapa de aplicação nas usinas, que acontecerá em breve. 

Esse curso irá aperfeiçoar as funções básicas laboratoriais com agilidade, segurança e eficiência, dos profissionais que já atuam nos laboratórios químicos das usinas.

Os profissionais serão capacitados para organizar os laboratórios químicos de forma adequada; conhecer as regras de armazenagem de reagentes, ter noções básicas de segurança em laboratório, fazer uso correto de vidrarias e equipamentos de uso na rotina do laboratório, preparar soluções, além de desenvolver análises básicas.

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Os interessados podem assistir ao vídeo institucional com a apresentação dos professores, clicando aqui.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site oficial da UFPB: Clique aqui
Fonte: Sindalcool-PB - Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas