União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Roberto Rodrigues será Enviado Especial para Agricultura na COP30
Como Enviado Especial, Roberto será um interlocutor entre lideranças do evento com setores ligados ao agronegócio brasileiro
Publicado em 25/04/2025 às 08h50
Foto Notícia
Foto: Divulgação / FGV
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues aceitou o convite para ser o Enviado Especial para Agricultura durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém (PA).

A formalização do convite foi feita pelo presidente da COP30, André Aranha Corrêa do Lago. O evento é um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas.

Em nota enviada a redação do Canal Rural, Roberto Rodrigues disse que ficou honrado com o convite. “Não será uma tarefa fácil, e o desafio inicial é montar uma agenda unificada para o agro, em que todas as cadeias produtivas sejam contempladas, e com o objetivo de mostrar ao mundo como é sustentável e eficiente a atividade agropecuária e do agronegócio brasileiro”, afirmou.

Roberto disse que conta com a colaboração das entidades representativas do agro para executar o trabalho durante a COP 30.

“Vamos mostrar que já somos parte relevante da solução de alguns problemas fundamentais da humanidade, como a segurança alimentar e a transição energética. E depois dessa unidade de agenda, vamos convencer o governo da sua importância, uma vez que é ele que assina os acordos multilaterais”, declarou.

Relevância da COP30

Corrêa do Lago ressaltou a importância da COP30, um dos principais eventos sobre as mudanças climáticas no mundo. “Vivemos um momento histórico. A ciência e a experiência cotidiana convergem para nos alertar sobre a emergência climática. O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, e os impactos das mudanças do clima estão cada vez mais evidentes em nossas sociedades, economias e ecossistemas. Diante desse desafio, é com grande honra que o convido a atuar como Enviado Especial para a COP30”, informa o documento assinado pelo presidente.

O primeiro compromisso de Roberto Rodrigues como Enviado Especial será durante um encontro no dia 22 de maio, em Brasília, para o alinhamento de propostas para a COP30.

Histórico

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), e professor emérito da Fundação Getulio Vargas – Agro. Foi ministro da Agricultura no governo Lula, entre janeiro de 2003 e junho de 2006.

Também foi secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (1993/1994), coordenador do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura e é um dos idealizadores da Agrishow, um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina.

Roberto também é um dos personagens do projeto Memória do Brasil Rural, iniciativa, idealizada pelo Canal Rural em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O projeto tem a proposta de preservar e difundir a trajetória do agronegócio brasileiro por meio de uma multiplataforma integrada.
Thiago Dantas
Fonte: Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas