União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Atvos investe R$ 16 milhões em rede própria de 4G
Publicado em 30/04/2025 às 08h45
Foto Notícia
Conexão alcançará os 500 mil hectares de lavouras que atendem a companhia
A Atvos vai implementar uma rede própria de 4G em oito usinas de cana-de-açúcar. A rede será instalada em plantas localizadas em Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com investimento de R$ 16 milhões, a empresa espera que a rede alcance os 500 mil hectares cultivados pela companhia até o fim do primeiro semestre deste ano.

“O objetivo de termos nossa própria rede 4G é trazer um alto nível de conectividade agrícola a partir de uma boa infraestrutura para habilitar futuras inovações como soluções autônomas, inteligência artificial, agricultura de precisão, sensoriamento do solo, modelagem climática e IoT, possibilitando a tomada de decisão em tempo real e decisões futuras baseadas em dados”, disse, em nota, o vice-presidente de tecnologia & engenharia da Atvos, Alexandre Maganhato.

Em pequenos perímetros de sombra, a internet via satélite será utilizada para garantir que 100% das áreas produtivas da companhia estejam conectadas à rede.

Atualmente, a cobertura alcança mais de 75% de toda a área agrícola, ou 375 mil hectares, uma área equivalente a três vezes a cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o executivo, a comunicação mais ágil vai aperfeiçoar os processos de produção agrícola, uma vez que os líderes de frente no campo têm acesso a dados mais assertivos e atualizados, proporcionando uma visão mais ampla do que está acontecendo nas operações.

“Com uma conexão rápida conseguiremos transmitir informações precisas de todas as etapas, do preparo do solo para o plantio ao transporte de cana-de-açúcar, este último feito por meio da telemetria”, afirmou Maganhato.
Paulo Santos
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas