União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Novo Fórum UDOP discutirá "O Futuro Sustentável do Setor da Bioenergia"
Publicado em 11/08/2020 às 11h15
Foto Notícia
A UDOP realiza no próximo dia 19 de agosto o Fórum "O Futuro Sustentável do Setor da Bioenergia", trazendo um amplo debate sobre como deve ser o futuro de nosso segmento. "Ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável deixou de ser apenas uma meta para se tornar numa obrigação para toda e qualquer empresa. O mercado exige, cada vez mais, que os setores se firmem dentro do tripé de sustentabilidade, hoje com uma sigla mais pomposa: ESG (Environmental, Social and Governance), algo como meio ambiente, social e governança", destacam os organizadores.

O debate terá a moderação do Diretor da UDOP e Presidente da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), e debates com o Deputado Federal Arnaldo Jardim, Presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético; o Deputado Estadual Itamar Borges, Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista; Heloísa Borges Bastos Esteves, Diretora de Estudos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis -- EPE; Marlon Arraes Jardim Leal (Convidado), Coordenador Geral de Etanol do MME; e o embaixador Renato Domith Godinho, Chefe da Divisão de Energias Novas e Renováveis do Ministério das Relações Exteriores.
Ainda segundo a UDOP, a ???´nova onda???´ de sustentabilidade, na verdade, está sendo puxada pelo mercado financeiro, mas deve se expandir de forma acelerada para todos os segmentos, mesmo para as empresas não listadas em bolsa, demonstrando claramente uma nova tendência de mercado, onde as empresas que se preocupem com estas questões sairão na frente de suas concorrentes.

"O setor sucroenergético é, por natureza, um grande exemplo de sustentabilidade. Há mais de 4 décadas trouxe ao Brasil o papel de liderança e protagonismo na produção de um combustível limpo e renovável, o etanol, para concorrer em pé de igualdade com a gasolina, combustível fóssil e altamente poluente. Outros pontos a serem destacados é que o setor é responsável pela produção de bioeletricidade, uma energia igualmente limpa usada hoje por milhões de residências e empresas espalhadas pelos milhares de municípios brasileiros", destaca a entidade.

Outro fator positivo para a sustentabilidade do setor é o RenovaBio, "importante aliado do setor que passa a ser compensado pelo sequestro de carbono na atmosfera, permitindo às usinas a emissão de CBIOs, usados como moeda para remunerar quem deixa de emitir em detrimento dos grandes poluidores".

"Como será o futuro sustentável desse segmento é o grande desafio das usinas. Saber informar e mostrar para todos seu DNA sustentável é o que fará toda a diferença no futuro próximo. Até mesmo a pandemia de Covid-19 trouxe um senso maior de sustentabilidade para as pessoas, e o setor pode se beneficiar dessa nova onda, mostrando-se como uma alternativa energética limpa e renovável, altamente sustentável".

Inscreva-se gratuitamente no Fórum UDOP clicando aqui.



Serviço

Fórum UDOP: O Futuro Sustentável do Setor da Bioenergia
Data: 19 de agosto de 2020
Horário: 15 horas
Mais informações e Inscrições aqui
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas