União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Preços domésticos do açúcar voltam a subir com força em novembro
Publicado em 01/12/2020 às 14h29
Os preços do açúcar voltaram a subir com força no mercado doméstico ao longo de novembro. Em São Paulo, a saca de 50 quilos do açúcar cristal alcançou a marca de 109 reais em Ribeirão Preto no final de novembro, subindo cerca de 10% em relação aos patamares verificados nos últimos dias de negociação de outubro. Assim, os preços ampliaram as altas verificadas em outubro, apesar de uma safra recorde no centro-sul, principal região produtora de cana do país.

Conforme dados da Consultoria SAFRAS & Mercado, as usinas voltaram a maximizar a produção de açúcar VHP (para exportação) na reta final da safra, deixando de lado a produção de açúcar cristal, que mantém assim uma oferta restrita. Ao mesmo tempo, as unidades produtoras se focaram um pouco mais no etanol, formando estoques estratégicos para comercialização do longo da entressafra, enxugando ainda mais a disponibilidade de açúcar cristal.

De acordo com levantamento da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), a produção de açúcar aumentou 57,02% nos 15 primeiros dias de novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 1,24 milhão de toneladas. No agregado desde o início da safra, a produção de açúcar atingiu 37,66 milhões de toneladas, ante 26,07 milhões de toneladas em igual período de 2019.

Até 16 de novembro, 46,49% da cana-de-açúcar foi destinada à produção de açúcar, ante 34,80% registrados na mesma data de 2019. A despeito desse fato, na safra 2020/2021 a maior parte da cana-de-açúcar processada (53,51%) continua a ser direcionada para a fabricação de etanol.
Fábio Rübenich
Fonte: Safras & Mercado
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas