União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Caminhões deverão ter certificado de segurança veicular expedido pelo Inmetro para poderem tirar o licenciamento
Publicado em 22/02/2023 às 14h18
Foto Notícia
Conforme a resolução 859 de 2021 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito(Contran) os veículos com caçamba, carroceria e basculante além de caminhões tratores e implementos rodoviários deverão possuir sistema hidráulico que utilize o sistema de segurança primário e secundário.

Para comprovar esse tipo de certificação é necessário ter um certificado de segurança veicular(CSV) que é um laudo expedido pelo Inmetro comprovando o feito das exigências do órgão.

Quem não cumprir as exigências estará impedido de licenciar o veículo. Para que o motorista não sofra essa proibição deverá seguir um cronograma disponibilizado para certificação.

Conforme o calendário, inicialmente esse tipo de regularização será exigido para os veículos mencionados acima com emplacamento com final ímpar(1, 3, 5, 7 e 9) e a partir de 2024 para as terminações pares(0, 2, 4, 6 e 8).

Penalização para o não cumprimento da regra

As fiscalizações e emissões serão estabelecidas pelo órgão executivo de cada estado e do Distrito Federal como o Detran -- Departamento Nacional de Trânsito -- e o motorista que não seguir essas regras poderá responder por uma infração grave que também resultará na retenção do veículo até regularização.

As penalizações além da retenção do veículo também virão como forma de multa no valor de R$ 195,00 e 5 pontos na carteira nacional de habilitação -- CNH.

Consulte o Detran do seu estado, ele será o responsável por emitir uma autorização e assim você conseguirá submeter seu veículo a inspeção do Inmetro e está regular com suas obrigações.
Fonte: Brasil do Trecho
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas