União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Anidro avança 7% na margem em abril no mercado físico - Por: Mauricio Muruci
Distribuidoras se mostraram focadas no mercado de contratação antecipada, respeitando determinação da ANP; Vendas de maio devem ser mais fracas e prêmios pagos nas contratações se mostram fortes em algumas localidades
Publicado em 04/05/2023 às 09h50
Foto Notícia
O mercado de anidro teve um mês de abril marcado pela mesma dinâmica observada no hidratado; com ganhos moderados no curto prazo em meio a perdas fortes no longo. Isto ocorre pela alta de 7% na média mensal frente ao mês anterior em meio a uma queda de 16% frente ao mesmo momento do ano passado. No curto prazo os preços tiveram sua sustentação diante da redução na disponibilidade de oferta de anidro no físico. Isto porque as usinas se mostraram mais focadas na demanda do mercado de contratação antecipada por parte das distribuidoras. Logo a destinação de grande parte da oferta para este setor acabou esvaziando o físico e sustentando os preços do mesmo.

Basicamente a segunda metade de abril teve um mercado de contratação pagando prêmios no anidro na faixa entre 13,5% a 13,0% nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Este padrão de prêmios de contratação sobre estes estados se mostrou em linha com o que tem se visto nos últimos dois anos. Já no Centro-Oeste o cenário foi mais volátil com prêmios entre 12% a 13% pagos em Goiás e na faixa de 11% no Mato Grosso do Sul, o que denota uma demanda mais fria nas contratações deste estado, resultando em níveis de descontos maiores.

Com isto os prêmios se mostraram positivos para as usinas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná visto que no spot os prêmios do anidro para abril oscilaram na média geral do mês na faixa de 12,57%, bem abaixo do range de 13% a 13,5% pago no mercado de contratação. Porém ainda em março estes prêmios se mostravam em 14,87%. De volta ao spot a expectativa para maio é de um mercado mais fraco de preços e mais esvaziado de vendas. As distribuidoras estarão plenamente abastecidas pelo mercado de contratação e sem grandes necessidades de entrar no spot. Além disso as vendas fracas de abril nas bombas deixarão os compradores ainda mais distantes de novas compras junto as usinas.

Os dados da primeira metade de abril da Unica sobre as vendas de anidro mostraram uma demanda de pouco mais de 380 milhões de litros de anidro no Centro-Sul. Projetando este volume sobre a segunda metade do mês teremos um volume total em abril de anidro em 760 milhões de litros, fortemente abaixo do nível de 924 milhões de litros vistos agora em março deste ano, o que mantem o alerta de demanda fraca evidente no mercado.
Mauricio Muruci
Analista pela Safras & Mercado, atua há 12 anos em análise econômica e de mercados agrícolas. Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.