União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Brasil projeta hidrelétricas nos maiores níveis da história ao final do período seco
Publicado em 04/05/2023 às 16h17
Foto Notícia
O Brasil deverá terminar o chamado "período seco", em outubro, com os reservatórios das hidrelétricas nos maiores níveis históricos para aquele mês, garantindo boas condições para a geração da principal fonte energética do país, avaliou o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em reunião da quarta-feira.

Conforme nota publicada nesta quinta-feira pelo Ministério de Minas e Energia, a expectativa é de se atingir "o melhor armazenamento do histórico" para o final do mês de outubro, variando entre 70,4% e 81,6%, já que não há expectativa de prolongados períodos de estiagem e os reservatórios estão cheios após chuvas abundantes nos últimos meses, na maior parte do país.

Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicaram em abril armazenamentos equivalentes de 86,2%, 84,0%, 90,9% e 98,4% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente.

O armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN) ao final de abril foi de 87,5%, maior média dos últimos 12 anos.

O CMSE citou uma previsão climática favorável, já que há "probabilidade de aproximadamente 50% para a ocorrência do fenômeno El Niño no segundo semestre de 2023".

"Os efeitos típicos no Brasil estão associados à ocorrência de temperaturas acima da média nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e ao aumento da precipitação no Sul, principalmente na primavera", disse.

A nota do ministério lembrou ainda da passagem de frentes frias e atuação de áreas de instabilidade, que contribuíram para a ocorrência de chuva acima da média histórica na calha principal do rio Paraná.

Outras fontes também têm contribuído para a oferta de energia, destacou o ministério, apontando que o ONS registrou recorde histórico de geração solar fotovoltaica recentemente.

"No dia 15 de abril, entre 10h e 11h, a geração solar fotovoltaica centralizada atingiu o valor de 6.430 MWmed, o que correspondeu a 10,1% da carga naquela hora", disse.

"Além disso, a Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) atingiu 20,7 GW de capacidade instalada", comentou.

Exportações

O Brasil seguiu exportando energia excedente para os países vizinhos, segundo o ministério.

O ONS destacou que houve a exportação para a Argentina em abril de 444 MWmédios de origem hidrelétrica e de 803 MWmédios de origem termelétrica.

Para o Uruguai, a exportação foi de 153 MWmédios de origem hidrelétrica e de 191 MWmédios de origem termelétrica.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas