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Sistema de dutos de etanol da Logum inicia operação completa
Publicado em 14/07/2023 às 14h32
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Logum investiu, ao todo, R$ 3 bilhões em todo o seu sistema de dutos de etanol Logum investiu, ao todo, R$ 3 bilhões em todo o seu sistema de dutos de etanol
Foto: Divulgação
Com potencial para tirar mais de 100 mil caminhões das estradas, o sistema dutoviário da Logum entrou completamente em operação com a inauguração, nesta sexta-feira (14/7), de mais um trecho de dutos para transporte de etanol anidro e hidratado. Somente nesta fase do projeto, que foi entregue em três etapas, o investimento foi de R$ 1,2 bilhão. Ao todo, os desembolsos da companhia para a construção do sistema foram de cerca de R$ 3 bilhões.

Os 128 quilômetros de dutos no Estado de São Paulo que compõem esta fase estão distribuídos entre as cidades de Guararema e Guarulhos, com 63 quilômetros de extensão; um trecho até São Caetano do Sul, que tem 29 quilômetros, e agora mais 36 quilômetros do município de Guararema até São José dos Campos.

Leandro Almeida, diretor-presidente da Logum, disse à Globo Rural que, passadas algumas mudanças tributárias que "tumultuaram" o mercado de etanol até o primeiro semestre, e com uma safra canavieira favorável em 2023/24 no país, a expectativa da indústria é que a demanda pelo biocombustível avance nesta segunda metade do ano.

Esse pano de fundo deve ajudar a empresa a ampliar em quase 50% a movimentação do combustível por etanolduto em relação ao ano passado.

"Já vemos uma crescente na prestação de serviço logístico nesse mercado. Em 2021, movimentamos 2,3 milhões de metros cúbicos, ano passado 3,4 milhões e este ano a gente deve ficar entre 4 milhões e 5 milhões de metros cúbicos", disse. A meta é chegar aos 9 milhões até 2030, com o sistema plenamente operacional e algumas melhorias internas que podem ser feitas.

Custo menor

Segundo o executivo, estima-se que o transporte de etanol por duto pode ter um custo em torno de 10% menor se comparado ao modal rodoviário.

Do ponto de vista ambiental, de acordo com uma metodologia aprovada no GHG Protocol, ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEEs), o transporte por dutos tem uma pegada de carbono 80 vezes menor do que o uso de caminhões.

No total, o sistema dutoviário da Logum deverá evitar a emissão de 120 mil toneladas de GEEs em 2023, que seriam emitidos com o deslocamento de mais de 100 mil caminhões dos centros urbanos para o interior. Ano passado, o uso de dutos ficou no lugar de 68 mil caminhões, o que gerou uma redução de 85 mil toneladas de carbono (CO2).

Até 2030, a companhia pretende substituir 1,2 milhão de viagens de caminhão por duto, gerando uma redução nas emissões de 1,4 milhão de toneladas de carbono.

"Então, você tem uma redução de custo, um impacto na redução das emissões e também na mobilidade urbana, em que você deixa as rodovias mais disponíveis. Estes fatores têm chamado a atenção dos clientes", afirmou.

Expansão

Assim, a dutovia da Logum conseguiu atender cerca de 70% da demanda por etanol no Rio de Janeiro e, com as etapas de expansão, passou a atender 50% do mercado do biocombustível em São Paulo. "Para 2023, a nossa ambição é seguir amadurecendo os fluxos pelos nossos dutos e terminais, e com isso, até o fim do próximo ano, chegarmos a uma participação em torno de 75%", projetou o executivo.

Isso porque, segundo o ele, a ideia da empresa foi conectar cada vez mais a malha dutoviária entre o "hub" industrial, onde está grande parte da demanda, com o setor produtivo paulista.

No passado, já havia sido construído o primeiro terminal de armazenagem em Ribeirão Preto (SP) --- o maior centro coletor de etanol do país ---, possibilitando a transferência de etanol dessa cidade até Paulínia (SP), através de um poliduto de 207 quilômetros de extensão.

Novo terminal

Agora, além do último trecho de duto, também foi inaugurado mais um terminal de armazenagem em Guarulhos, para atendimento aos polos de distribuição de combustíveis de Guarulhos, São Caetano do Sul e São José dos Campos --- também consideradas relevantes em termos de demanda pelo biocombustível.

Leandro Almeida ressaltou que toda a estrutura está mais focada no transporte de etanol que é consumido no mercado interno, porém há uma integração para saídas portuárias através do terminal da Ilha D´Água (RJ), além de recepções ferroviárias.

"Estamos avaliando essa demanda por carregamento e transporte de etanol para os portos, que tem aumentado. A gente está avaliando essas possibilidades de expansão desse mercado", afirmou Almeida.

Por cabotagem, a Logum se conecta com os mercados consumidores do Nordeste, além das exportações por via marítima. Somente no ano passado, a companhia foi responsável por 40% do volume de tudo o que foi transportado por cabotagem no país.
Fonte: Globo Rural
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