União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Perspectivas para o setor sucroenergético e plantio mecanizado norteiam 4ª Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana IAC
Publicado em 19/07/2023 às 15h04
Foto Notícia
O Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar realizou em Ribeirão Preto, no último 11 de julho, no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC- APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o quarto de sete encontros previstos ao longo de 2023.

O encontro uniu temas técnicos com as perspectivas para o setor, gerando um resultado ideal para uma explosão de conhecimentos. Para a pesquisadora do IAC, Raffaella Rossetto, "foram palestras ilustrativas, interessantes e repletas de boas informações para profissionais que se interessam pela parte agronômica da cana-de-açúcar."

Abrindo a reunião, o consultor do IAC e diretor da RBJ Consult, Rubens Braga Jr., apresentou informações sobre as variedades mais plantadas em Mudas Pré-Brotadas (MPB) em 2023, trazendo como destaque a variedade IACSP01-5503, que será a mais utilizada pelo segundo ano consecutivo. Além disso, mostrou que, neste ano, haverá um aumento de 15,2% nas áreas comerciais de plantio mecanizado. "As variedades plantadas em MPB estão em amplo processo de multiplicação e crescimento e deverão ocupar grandes áreas no futuro", confirmou Rubens.

Caio Carvalho, diretor da Canaplan, apresentou as perspectivas para o setor, mostrando as dificuldades a serem enfrentadas, o protagonismo alcançável e o cenário que representa na geopolítica mundial. "O caminho da descarbonização é uma demanda mundial. Brasil é líder nos biocombustíveis, com potencial monumental", disse.

Falando sobre tecnologias para o setor sucroenergético, a FMC trouxe conceitos inovadores para o controle eficiente de pragas e produtos seletivos que garantem maior produtividade da planta sadia com aplicação segura. A empresa também mostrou o lançamento que complementa o portifólio de inseticida. "Um produto de amplo espectro de controle em relação a Sphenophorus, desde larva até a vida adulta", disse Guilherme Mantovani, Desenvolvedor de Mercado FMC.

Finalizando a reunião, duas usinas - a São Martinho e o Grupo Raízen -, apresentaram seus cases sobre plantio mecanizado e oportunidades de ajustes visando plantios de excelência. A tarde de imersão sobre o setor sucroenergético contou com a participação de técnicos do IAC, pesquisadores, profissionais de usinas e outras empresas ligadas ao setor. Interessados puderam acompanhar a transmissão via YouTube.

Confira a agenda das próximas reuniões do Grupo Fitotécnico:

- 22 de agosto

- 17 de outubro

- 28 de novembro
Fonte: SAA-SP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas